Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Sexta - 27 de Agosto de 2021 às 05:38
Por: Vanessa Moraes

    Imprimir


É assustador o aumento da incidência da perda auditiva mundial.

E a Organização Mundial da Saúde há muito tempo vem nos alertando deste risco. 16 % da deficiência auditiva dos adultos no mundo tem como causa o ruído e isso corresponde a 466 milhões de pessoas com alguma dificuldade auditiva, ou seja, 6,1% da população mundial.

Hoje, 1 em cada 5 pessoas no mundo vivem com perda auditiva. E este número está crescendo, sendo a previsão para 2050 , de 1 em cada 4 pessoas deverão ter alguma dificuldade auditiva. Estamos falando de 2.5 bilhões de pessoas.

O que é ruim desta realidade é que a causa poderia ser totalmente prevenida quando se trata de jovens, que nesta população equivale a 1.1 bilhão de jovens com risco permanente de perda auditiva. Isso , por se tratar do excesso de volume recreacional, ou seja, a exposição excessiva a volumes intensos de sons.

Em crianças a prevalência é de 200 milhões , especialmente de crianças que sofrem de infecções da orelha média que poderiam ser prevenidas e tratadas ,pois é um número muito grande de causas que são preveníveis.

O impacto das perdas auditivas não tratadas na vida das pessoas são muito prejudiciais. A compreensão e comunicação totalmente prejudicadas afetará a linguagem e o desenvolvimento da fala, principalmente nas crianças. Há algum tempo já se fala muito sobre a A relação da perda auditiva e demência, cognição, cansaço, irritabilidade, depressão, aspectos da educação, emprego, saúde financeira, os problemas de relacionamentos, autoestima diminuída, o estigma de ter uma perda auditiva, de usar um aparelho auditivo afetando os resultados no trabalho são mais algumas situações que podem sim, ser evitadas ou minimizadas se tivermos a consciência da importância de protegermos nossa audição.

Vamos valorizar mais os sentidos que a vida nos deu? Visão, audição, tato e olfato, pois todas contribuem para um mundo saudável e seguro.

Vanessa Moraes - Fonoaudióloga Especialista em Audiologia – @fonovanessacmoraes



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/4000/visualizar/