Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Segunda - 18 de Março de 2024 às 00:12
Por: Licio Antonio Malheiros

    Imprimir


A Educação é a mola mestra do crescimento: intelectual, econômico, social, político e administrativo de um país; por conseguinte, algumas precípuas básicas devem ser respeitadas.

Ela, é uma prática existente em qualquer sociedade ou cultura, desde os primórdios da humanidade, uma vez que, é responsável pela manutenção, organização, perpetuação, transformação e evolução da sociedade.

A importância da Educação se revela nas mais diversas definições existentes da palavra, que envolve atribuições específica para atingir seus objetivos na sociedade.

A Educação é o exercício do conhecimento estabelecida por meio das inteirações sociais, fundamentais para a vida em sociedade.


No Brasil, o direito a Educação é reconhecido pela Constituição Federal, em seu artigo 205, que diz “A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”.

Agora, quando deparamos com um vídeo gravado por um popular, no qual, ele presencia alunos da Escola Estadual Professora Eliane Digigov Santana, localizada na Avenida Juliano Costa Marques, no bairro Bela Vista, em Cuiabá, flagrados jogando uniformes no lixo.

Esses uniformes fazem parte do conjunto de materiais escolares entregues pelo Governo do Estado.

Trabalhei por 25 anos ininterruptos na Educação, dos quais, em escolas privadas e públicas, nesse interim, nas escolas públicas, já havia deparado com situações: comportamentais, evasão escolar, bagunça em sala de aula, desinteresse pelo ensino-aprendizagem e por aí vai.

Agora, jogar materiais escolares e kits uniforme de altíssima qualidade doadas pelo Estado no lixo, é o fim da picada, inaceitável.

Isso, é demonstração clara da desestruturação familiar; pois, os pais infelizmente perderam às rédeas da situação no processo de educação familiar, e passaram a tutela de seus filhos para que a escola os educassem.

Ledo engano, pois às escolas tem o papel de educar os alunos cognitivamente, os preparando, para a vida, os qualificando para o mercado e trabalho.

E não, dando educação familiar; pois cabe aos pais iniciar o processo de desenvolvimento da criança, físico e intelectual, pois os pais são os agentes para que os filhos se tornem pessoas íntegras, isso acontece, quando os pais participam mais ativamente da vida dos mesmos, acompanhando o desempenho deles na escola.

Felizmente, o Governador do Estado Mauro Mendes (UB), originário de escola pública; entendeu a magnitude dos problemas causados por esses alunos, (leia-se, ato de vandalismo).

De imediato enviou para a Assembleia Legislativa (ALMT), na noite da quarta-feira (28|02), o projeto de lei que torna obrigatório o uso de uniformes nas escolas estaduais de Mato Grosso. Parabéns governador.

Licio Antonio Malheiros é geógrafo.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/5909/visualizar/