Repórter News - www.reporternews.com.br
Opinião
Quarta - 04 de Fevereiro de 2026 às 00:03
Por: Francisney Liberato

    Imprimir


Por mais que sejamos esforçados, dedicados, comprometidos, responsáveis, ainda assim é necessária a aplicação de métodos e técnicas que podem nos ajudar a vencer o desgaste do autocontrole.

Uma das possibilidades que temos em nossas mãos é o uso da meditação. A meditação é uma técnica de relaxamento que pode recarregar as nossas energias.

Ela é utilizada para focar a mente num objeto, pensamento ou atividade em particular, visando alcançar um estado de clareza mental e emocional.

Não estamos falando sobre questões religiosas, mas sim uma forma utilizada há muitos anos, que nos permite ter mais foco e que auxilia o nosso autocontrole.


A prática da atividade física também é fundamental para que possamos recarregar as nossas energias. Essa atividade física pode ser escolhida pelo indivíduo, não importa se a atividade é futebol, tênis, vôlei, corrida, caminhada, dentre outras; o mais importante é a pessoa se dedicar e ter disciplina para fazer essa atividade física de forma regular.

Uma alimentação saudável é fundamental para que tenhamos equilíbrio entre a razão e a emoção, sobretudo do autocontrole.

Ter uma agenda, diária e semanal, bem organizada e planejada, para que você possa usufruir do lazer individualmente e com a sua família.

Amar a você e ao nosso próximo como a si mesmo é um mandamento fundamental para que tenhamos força de vontade e energia para continuar focado em administrar as nossas emoções.

Sorrir, brincar, perdoar, ajudar, tomar bastante água, tomar sol pela manhã ou no fim do dia, ter uma vida organizada e sadia, ler e estudar, estar aberto ao novo, buscar novos conhecimentos, ser generoso, enfrentar os seus medos, ler a Bíblia, ter pensamentos positivos, descansar, dormir, usufruir e aprender a gerenciar o tempo, se presentear, presentear os outros, são alguns exemplos de bons hábitos.

Enfim, todos os bons hábitos que podem fazer com que tenhamos um relaxamento adequado para nossa vida sempre são bem-vindos. Neste texto não pretendemos esgotar o tema, mas sim deixar nítido que com as nossas energias recarregadas nós poderemos ter maior êxito na caminhada rumo ao aperfeiçoamento do autocontrole.

Francisney Liberato é auditor do Tribunal de Contas de Mato Grosso. Escritor.



Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/artigo/7395/visualizar/