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Saúde
Sexta - 21 de Janeiro de 2011 às 06:00
Por: Edivaldo de Sá

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Edivaldo de Sá/Repórter News
Imagens da nova ambulância adquirida para atender urgência e emergência
Imagens da nova ambulância adquirida para atender urgência e emergência

O Instituto Prodata/Folha Pesquisas realizou uma avaliação administrativa nos dias 13 e 14 de Janeiro em que foram ouvidas 200 pessoas, e apontou uma avaliação positiva da atual gestão, obtendo 83% de aprovação entre ótimo, bom e regular. O instituto utilizou a técnica Survey, que consiste na aplicação de questionário estruturado e padronizado via campo, a uma amostra representativa do público pesquisado, com intervalo de confiança de 95% e margem de erro para mais ou para menos de 4%.

O levantamento constatou que 90% da população utilizam os serviços públicos de saúde, 5% não utilizam e outros 5% não sabem ou não quiseram responder. Os números revelam que a qualidade do serviço de saúde fez com que crescessem o número de pessoas atendidas e consequentemente a necessidade de investimentos constantes para atender a demanda existente, por um serviço de qualidade, como o que já vem sendo feito desde o inicio do atual governo.

Houve investimentos na aquisição de um maior número de remédios para a farmácia básica, no setor de exames laboratoriais e postos de saúde. Melhoria no atendimento ondotológico, como a implantação do dentista do trabalhador, que atende no período noturno as pessoas que trabalham durante o dia e ainda a ortodontia gratuita para crianças, adolescentes e jovens, que consiste na colocação e manutenção de aparelhos para corrigir possíveis defeitos na arcada dentária. O município integra o consórcio intermunicipal de saúde da Bacia do Alto Rio Paraguai, que assegura aos usuários acesso a serviços, exames e consultas médicas especializadas.

Um convênio foi firmado com o Hospital e Maternidade Nossa Senhora Santana para atender urgência e emergência gratuitamente aos sábados, domingos, feriados e períodos noturno, em que os postos de saúde do município estão fechados, tudo isso para garantir que a população seja atendida. Ainda em 2009 foi viabilizada uma van, em comodato com o Governo do Estado de Mato Grosso, com ar condicionado e capacidade para 14 passageiros, utilizada para o transporte de pacientes que necessitam de tratamento fora do domicilio, visto que até então essas pessoas eram transportadas amontoadas numa pequena ambulância, oferecendo risco e desconforto para os usuários. Em 2010 o município adquiriu um veículo van zero km, com as mesmas características, para continuar atendendo este tipo de necessidade.

Foi adquirida ainda no ano passado uma moderna ambulância, com equipamentos para atendimentos de urgência e emergência, como acidentes de veículos e outros. O veículo será entregue no próximo dia 05 de Fevereiro, aniversário da cidade.

Estas e outras ações fizeram com que houvesse um salto de qualidade na saúde pública do município, que no ano passado recebeu um prêmio nacional outorgado pela excelente gestão na saúde público. O município ficou entre as 100 melhores gestões do Brasil.

O prefeito municipal, Neurilan Fraga, disse que embora a avaliação seja positiva, até por conta dos investimentos feitos para melhorar a prestação de serviços, ainda há muito que ser feito no setor, mas que encontra limitações financeiras por conta da baixíssima arrecadação própria e queda nos repasses constitucionais. “Mesmo diante dos poucos recursos temos feito nossa parte, otimizando os recursos existentes e incrementando através de parcerias com organismos estaduais e federais” disse.

O gestor fez questão de destacar o empenho de todos os profissionais da área, desde a equipe de serviços gerais, passando pelos agentes de saúde e endemias, técnicos, enfermeiros, médicos e odontólogos, para oferecer um ótimo serviço à sociedade. “É uma junção de esforços, cada uma fazendo a sua parte nesta engrenagem. A saúde é o calcanhar de aquiles de qualquer governo e não há recursos que chegue, mesmo assim estamos conseguindo fazer o nosso melhor” finalizou.

A pesquisa buscou saber ainda qual o nível de satisfação da população quanto ao nível de atendimento nos postos de saúde da cidade, sendo que 66% avaliaram como ótimo, bom e regular, apenas 21% como ruim e péssimo e outros 13% não souberam ou não quiseram responder.






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