Noticias Saúde
Cuiabá deve ser a 1ª capital a oferecer Mounjaro gratuito pelo SUS
Dados recentes do Ministério da Saúde (2024) revelam que Cuiabá tem a 4ª maior taxa de obesidade entre as capitais brasileiras, com 27,2% da população adulta nessa condição. Entre as mulheres, o índice é ainda mais alto: 29,7%, enquanto entre os homens é de 24,5%.
Campinápolis monitora 9 pessoas expostas a galinhas infectadas por gripe aviária
A informação é da coordenadora de Vigilância Sanitária de Campinápolis, Suelen Cequinel, que frisa que os casos estão concentrados no município, e alerta para cuidados com higiene e o cozimento dos alimentos, essencial para eliminar o vírus.
Secretaria de Saúde de MT confirma dois casos suspeitos de gripe aviária em humanos
A confirmação da presenta do foco de vírus em criação doméstica de aves de subsistência no município de Campinápolis ocorreu no último dia 8 pelo Ministério da Agricultura e Abastecimento.
Mais de 80% das mortes por síndrome respiratória em MT foram de pessoas não vacinadas
Entre 1º de janeiro e 25 de maio deste ano, foram notificados 678 casos em Cuiabá, totalizando 793 ocorrências. No mesmo período do ano anterior, 92 casos foram registrados, de acordo com Dados da Vigilância Epidemiológica. Um aumento de 539,12%.
Câncer de mama: uma em cada três pacientes tem menos de 50 anos
Para a entidade, os números reforçam a importância de ampliar o rastreamento do câncer de mama por meio da realização de mamografia em mulheres abaixo dos 50 anos e acima dos 70 anos, faixas etárias que não estão incluídas na recomendação padrão de exames preventivos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Circulação de múltiplos vírus respiratórios deixa MT em alerta
O atual cenário, conforme a secretaria, representa um desafio diagnóstico e de manejo clínico das SRAGs, que consistem em um quadro clínico grave caracterizado por febre, tosse e dificuldade respiratória, pode evoluir para insuficiência respiratória e óbito.
Apesar da baixa procura, MT só irá liberar vacinação para público geral em julho
Diante desse cenário de baixa procura e o aumento disparo de casos em todo o país, o Ministério da Saúde recomendou, em 22 de maio, a ampliação da vacinação em todo o Brasil, liberando o imunizante para todos, incluindo quem não pertence aos grupos prioritários.
Em maio, 88% dos óbitos por SRAG foram de pessoas não vacinadas
Os dados constam em alerta epidemiológico divulgado pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Mato Grosso (Cievs), da Secretaria de Estado de Saúde (SES), sobre o aumento de mortes pela síndrome no Estado, com dados inseridos no sistema até o dia 3 de junho.
Entenda o que é stealthing e por que vítimas têm receio de denunciar
De acordo com ele, essa "zona cinzenta" ajuda a explicar porque quase 70% das vítimas nunca contou sobre o ocorrido para alguém.
Diretriz para tratar obesidade aborda uso racional de remédios
Segundo a associação, o documento representa um marco para a prática clínica no país ao reconhecer a obesidade como uma doença crônica que requer cuidado contínuo e abordagem individualizada.