Noticias Comportamento
Data deve ser mais que um simbolismo, afirma defensora no Dia Nacional da Visibilidade Trans
De acordo com o dossiê feito pela Associação Nacional de Travestis e Transexuais (Antra), divulgado no dia 26 de janeiro deste ano, em 2025 foram registrados 80 assassinatos, número este que coloca o país no primeiro lugar do ranking da violência, mesmo com uma queda de 34% em relação ao ano de 2024.
Dia Nacional da Visibilidade Trans: retificação de gênero cresce 100% em cartórios de MT; saiba como fazer
Além disso, os dados mostram que 26 pessoas alteraram o registro de masculino para feminino, um aumento de 188% em relação ao ano anterior. Já as mudanças de feminino para masculino totalizaram 17 registros, crescimento de 54%.
Pessoas trans rompem fronteiras e vivem além da expectativa de vida em MT
Em Mato Grosso, esse suporte passa pelo Ambulatório de Atenção à Transexualidade, um serviço público estadual que oferece acompanhamento clínico e psicológico para pessoas em processo de transição. Só no ano passado, foram mais de dois mil atendimentos realizados.
Dia do Adulto: ciência diz quando alguém vira adulto de verdade
De acordo com a especialista, o avanço da tecnologia e a cultura do imediatismo afetam áreas do cérebro ligadas ao planejamento, ao controle dos impulsos e à tomada de decisões. Para ela somos seres sociais, e a aprendizagem se dá na troca e no convívio real.
Carnaval de rua no Rio tem número recorde de blocos inscritos
Para o carnaval de 2025, 685 blocos pediram credenciamento e 482 foram autorizados pela prefeitura. Desses, entretanto, apenas 444 cumpriram a agenda após 38 cancelamentos, representando 32 blocos a menos do que nos festejos de momo de 2024. O calendário oficial de carnaval de rua de 2026 se estenderá de 17 de janeiro a 22 de fevereiro. Trinta e cinco blocos desfilarão pela primeira vez.
Campanha nas redes chama homens para lutar contra o feminicídio
Em Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (UB) declarou que os homens precisam aprender a respeitar as mulheres. Para o chefe do Executivo mato-grossense, não basta não ser um agressor, mas que é preciso ser uma voz atuante, ensinando os filhos a respeitar as mulheres, a denunciar a violência e a não normalizar esses crimes bárbaros.
MT tem mais de 400 pessoas chamadas Noel
Os dados também revelam um recorte geracional. A idade mediana acima dos 50 anos, calculada com base em 2022, indica que esses nomes foram mais comuns em décadas passadas, quando era frequente batizar crianças com referências religiosas ou à data de nascimento.
União consensual supera casamento civil e religioso e vira principal forma de relação em MT
O levantamento também mostra que 28,02% da população nunca viveu em união conjugal, uma redução de 5 pontos percentuais em relação ao censo anterior, o que indica que mais pessoas estão se unindo, mas menos estão casando oficialmente.
Corpus Christi: data católica não é feriado em todo o Brasil; entenda
É o único dia do ano em que o Santíssimo Sacramento sai em procissão pelas ruas – no Brasil, é celebrado em diversos locais por meio da tradição dos tapetes confeccionados com serragem colorida. 

MT tem mais de 40 mil pessoas diagnosticadas com autismo; maioria são homens
O número de diagnósticos foi maior entre os homens, sendo 1,3%, em comparação a 0,9% entre as mulheres, o que equivale a cerca de 24,6 mil homens e 16,6 mil mulheres diagnosticadas.
