Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 17 de Janeiro de 2011 às 15:19

    Imprimir


Pais e mães que já estão às voltas com a aquisição de material escolar, uniformes e mochilas para seus filhos devem saber que um dos itens mais importantes no “checklist” da volta às aulas é o check-up da visão. Ainda que as crianças não tenham se queixado de nenhuma dificuldade para enxergar durante as férias, basta começar a rotina escolar – com lições de casa, provas e uso mais intenso do computador – para os problemas surgirem.

“O uso excessivo de videogames nas férias tem colaborado para um aumento gradativo das queixas entre crianças e adolescentes durante o recesso escolar. Mas a volta às aulas é o período em que as reclamações ficam mais evidentes, chamando a atenção dos pais. Algumas crianças começam a franzir os olhos, outras são vistas frequentemente coçando a vista. Há aquelas que resmungam, dizendo que estão enxergando embaçado e as que sentem dor de cabeça”, diz o doutor Renato Neves, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos, em São Paulo.

Na opinião do médico, filhos que não reclamam de nada são os que devem preocupar mais os pais. “É grande o número de crianças que não expõem as dificuldades que estão passando, tanto para enxergar o que a professora está escrevendo no quadro negro, como para ler um livro, fazer a lição de casa ou pesquisas na internet. Esse tipo de dificuldade pode causar impacto negativo nas notas, gerar problemas na alfabetização e até mesmo comprometer a autoestima”.

Somente um profissional especializado está apto a fazer o diagnóstico correto e determinar se a criança tem dificuldade para enxergar de perto (hipermetropia), de longe (miopia), se tem problemas relacionados ao foco, à profundidade e às cores, entre outros.

“Um dos problemas mais comuns em crianças com menos de seis anos de idade é a ambliopia, ou síndrome do olho preguiçoso. Isso ocorre quando o cérebro não consegue alinhar os olhos apropriadamente, fazendo com que duas imagens distintas sejam enviadas para o cérebro e a criança passe a ter visão dupla. O cérebro, então, costuma suprimir a imagem capturada pelo olho problemático. Ou seja, a criança passa a usar apenas um olho para enxergar. Para que os problemas de visão não comprometam o aprendizado, é fundamental que os pais levem seus filhos para fazer um check-up oftalmológico sempre antes do início do ano letivo”, diz Neves.


Fonte: Dr. Renato Neves, médico oftalmologista, diretor-presidente do Eye Care Hospital de Olhos (SP) – www.eyecare.com.br // www.olhos.org.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/104774/visualizar/