Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 30 de Dezembro de 2010 às 09:52

    Imprimir


Uma campanha para conscientizar a população sobre hanseníase vai ser realizada no próximo mês. A "Semana de Avaliação de Contados de Hanseníase" deve ocorrer de 24 a 31 de janeiro em Cuiabá. A ação faz parte das atividades que marcam o Dia Mundial de Combate à Hanseníase, que ocorre no dia 31 de janeiro.

O coordenador estadual do Programa de Controle da Hanseníase da SES/MT, Cícero Fraga de Melo, informou que, nesse período, haverá diversas atividades para controle da doença."Estaremos efetivando ações de sensibilização voltadas ao controle da Hanseníase em nosso Estado, dentre elas a realização do II Encontro de Pacientes e Ex-pacientes de Hanseníase de MT, em Cuiabá. Durante a semana teremos jograis (tipo de coral falado, ou canto gregoriano, em que uma pessoa, ou grupo de pessoas, declama um texto sobre um assunto, no caso a Hanseníase), palestras, mesas redondas e teatro sobre o tema", disse.

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica da SES/MT Mato Grosso está em 1º lugar entre os Estados na detecção de casos de hanseníase e somente no ano de 2009 notificou 2.686 casos novos da doença. O coeficiente de cura, no Estado, é de 82.6% o que coloca Mato Grosso numa situação regular frente à meta do Ministério da Saúde (MS), que é de 84% de cura do total de casos.

O exame de contatos é uma atividade importante e necessária para identificar e tratar precocemente novos casos de hanseníase no Estado. Segundo Cícero Fraga em 2009, para 2.686 casos novos notificados foram registrados 8.421 contatos. Desse número foi realizado exame de contato em 66.8%, ou seja, 5.628 pessoas. A meta do Ministério da Saúde é que 80% dos contatos encontrados em casos novos sejam examinados.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/106435/visualizar/