Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 28 de Dezembro de 2010 às 09:55

    Imprimir


O índice de infestação predial do mosquito da dengue em Rondonópolis, distante 218 Km de Cuiabá, superou o limite aceitável e coloca a população em situação de alto risco. Segundo o Ministério Público Estadual, em alguns bairros, o percentual chega a 30% para casos positivos, quando o recomendado seria de até 1%. Os dados constam na Leitura de Índice Rápido para Aedes Aegypti (Lira), realizada nos dias 15, 16 e 17 de dezembro.

Para chamar a atenção do poder público e da sociedade sobre o risco de surto epidêmico, o MPE encaminhou notificação recomendatória ao município e ao Estado, com o objetivo de assegurar a adoção de medidas urgentes para reverter o quadro atual.

A recomendação do Ministério Público tanto ao município quanto ao estado, é de que haja o controle rigoroso das ações implementadas, que se analise a possibilidade de uso de controle químico, que se invista em recursos humanos e promova a adequação dos gastos públicos e que adote ações estratégicas de mutirões, notificando e aplicando penalidades administrativas.

De acordo com informações da Gerência do Núcleo de Vigilância Ambiental, 35,5% dos criadouros do mosquito foram encontrados em depósitos móveis como vasos e pratos de plantas e bebedouros de animais; 27,7% em sacos plásticos, garrafas, latas, baldes e outros pequenos recipientes; as outras 21,3% das amostras da doença foram coletadas em caixas de água e tambores.

Os moradores não permitirem a entrada dos agentes serão encaminhados ao Ministério Público para adoção das providências necessárias. A cada 15 dias, a Promotoria de Justiça deverá receber um relatório sobre as medidas adotadas.

Além do Poder Executivo, também foram encaminhadas cópias da notificação recomendatória à OAB em Rondonópolis, Assembleia Legislativa, Câmara Municipal, secretarias estadual e municipal de Saúde, Secretaria de Segurança Pública, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, União de Associações de Moradores de Bairros, entre outras instituições.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/106691/visualizar/