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Educação/Vestibular
Segunda - 20 de Dezembro de 2010 às 11:50

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O número de alunos matriculados na rede pública regular de ensino caiu 2,54% entre 2009 e 2010 (de 39.830.989 para 38.816.041 alunos), somando as matrículas em creches, pré-escola, ensino fundamental e ensino médio. Das três fases de ensino, comparadas isoladamente, apenas as matrículas em creches registraram alta.

Os números são do resultado final do Censo Escolar 2010, publicado nesta segunda-feira em portaria no "Diário Oficial da União". O levantamento é feito anualmente pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao Ministério da Educação.

O número de matrículas na pré-escola caiu 4,47% (de 3.717.105 para 3.550.942 matriculados). No ensino fundamental, a redução foi de 3,39% (de 27.612.066 para 26.675.320 alunos). O ensino médio teve a menor redução: 0,15% (de 7.254.184 para 7.242.808 matrículas). Já as matrículas em creche registraram alta de 7,96% (de 1.247.634 para 1.346.971alunos).

Ainda segundo o Censo Escolar, somando a rede regular com a educação para jovens e adultos (EJA) e o ensino especial, o Brasil tem 42,9 milhões de alunos matriculados.

A imagem retratada pelo censo continua sendo a de um funil: o sistema escolar brasileiro tem quase o dobro de alunos nos anos iniciais do ensino fundamental em comparação com as matrículas no ensino médio. De acordo com os dados, coletados entre maio e agosto deste ano, o país registrava 13,4 milhões de matrículas nos anos iniciais do ensino fundamental (1º ao 5º ano; com crianças a partir dos 6 anos) e 7,1 milhões de matrículas no ensino médio (1º ao 3º ano).

Os dados do Censo Escolar são coletados pela internet (sistema Educacenso). Segundo o Inep, além de dados sobre matrícula, as escolas enviam informações sobre os professores em regência de aula, as condições físicas da escola e dados sobre cada um de seus alunos, incluindo: nome completo, data de nascimento, sexo, cor/raça, nome dos pais, naturalidade, endereço residencial, necessidades de atendimento escolar diferenciado, utilização de transporte público, necessidades educacionais especiais e rendimento escolar do ano anterior.






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