Diretora da UNED defende a pesquisa e garante que o aprendizado na prática dispensa a "cola"
Quem nunca ouviu o famoso ditado popular recorrente nas escolas e faculdades? "Quem não "cola" não sai da escola". Como a UNED prioriza a formação de profissionais capacitados para o mercado de trabalho, vem realizando um trabalho diferente, para incentivar o aprendizado e desestimular a "cola".
Para tanto, os cursos da UNED priorizam a pesquisa, a intervenção dos alunos com os problemas. O que é visto na teoria é assimilado na forma de lições práticas. Assim, o aprendizado torna-se um hábito e, como os alunos precisam desenvolver e apresentar os trabalhos de maneira cada vez mais interativa e científica, criou-se naturalmente um antídoto contra os "lembretes" na hora das provas.
"Essa história de cola é um desespero para todos os professores. Quando chega a época de prova começam a separar um aluno do outro, a fazer provas diferentes. Eu espero que um dia isso mude. Aqui na faculdade temos avançado muito e acredito que num futuro próximo nem será necessário ministrar provas. Não é a prova que fará diferença no aprendizado do aluno. Agora, a pesquisa sim, pois ela faz o discente vivenciar o problema. Na pesquisa e na proposta de intervenção o aluno aprende e não precisa colar nunca", destacou a Diretora da UNED, Profa. Dra. Marinêze Meira.
Ao finalizar a entrevista, a Profa. Marinêze lembrou uma máxima mais importante do que o famoso ditado popular dos estudantes: "O aluno não deve estar preocupado com "cola", deve ter o conhecimento". Essa afirmativa muitas vezes ignorada é sentida arduamente quando acaba a fase da aprendizagem e começa o momento de pôr em prática o que foi aprendido. Afinal, não existe "cola" capaz de manter um mau profissional no emprego.
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