Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 26 de Novembro de 2010 às 14:28

    Imprimir


Os panetones estão livres de gordura trans em quantidade que seja prejudicial à saúde. É o que mostra um estudo divulgado pela Abia (Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação) e pelo Ministério da Saúde.

O levantamento avalia o alcance das metas de redução de gorduras estabelecidas em 2008, em acordo firmado entre a Abia e governo.

Foram avaliados 12 tipos de alimento: snacks, massas instantâneas, sorvetes, caldos, chocolates, sopas, panetones, óleos, pratos prontos, biscoitos, bolos e margarinas e cremes vegetais

Os fabricantes de panetones cumpriram 100% da meta, seguindo as recomendações da Organização Pan-Americana de Saúde.

A organização estabeleceu o limite de 5% de gordura trans do total de gorduras nos alimentos industrializados e 2% do total de gorduras em óleos e margarinas.

Além da indústria de panetones, as empresas de snacks e massas instantâneas também bateram 100% da meta, enquanto as que produzem margarinas e cremes vegetais só chegaram a 66%.

SÓDIO
Após apresentar o estudo de gordura trans, o setor industrial e o Ministério da Saúde começaram a definir um novo acordo para a redução do sódio nos alimentos industrializados.

A proposta inicial do Ministério da Saúde é que a diminuição no teor fique entre 15% a 50%, dependendo do tipo de alimento. O acordo só ocorre depois de o governo ter pressionado o setor.

Na semana passada, a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) divulgou um levantamento mostrando que diversos produtos industrializados continham teor muito elevado de sódio, cujo consumo pode levar à hipertensão.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109704/visualizar/