Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 24 de Novembro de 2010 às 19:08

    Imprimir


Escola 12 de Abril é classificada pela segunda vez em concurso nacional de redação O estudante Brian Wender, 16 anos, da Escola Estadual 12 de Abril, em Terra Nova do Norte (670 km da Capital) é o segundo representante dessa unidade, em Mato Grosso, a ser classificado para o Concurso de Redação Senado Federal. No ano passado a estudante Bruna Paes Pedroso, da mesma escola, também levou o prêmio estadual. Brian e outros 26 selecionados de todo o país estiveram em Brasília no ultimo dia 19 para participar da solenidade de premiação.

A redação de Brian Wender, com o tema nacional da III edição do Concurso, “Brasília, capital dos brasileiros”, foi destaque nas etapas, escolar e estadual. A classificação estadual o colocou na solenidade federal, com os três finalistas representado pelos Estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e Paraná. Todos os classificados estaduais receberão  um notebook e diploma de participação. 

O desafio dos participantes foi o de elaborar uma redação focada no tema “Brasília, capital dos brasileiros”.  Segundo o site do senado, disponibilizado para pesquisa, o objetivo era destacar Qual o papel da capital federal nos destinos da nação? Qual a responsabilidade de cada pessoa na construção de valores éticos, políticos e sociais do país? O assunto, para debate em sala de aula, visava provocar no aluno uma reflexão para embasar o texto.

Brian Wender, assim como os colegas na faixa de 16 a 19 anos, desenvolveram durante as aulas de língua portuguesa a tarefa de trabalhar o tema. Pesquisaram e formularam o texto. Após vários rascunhos, Brian Wender concluiu a redação. “Parti da idéia de que o Brasil é um corpo humano e Brasília o cérebro. Depois disso desenvolvi o texto”, relata.

Segundo ele, a possibilidade da classificação existia, mas acreditava ser remota, pois a colega de escola, Bruna Paes Pedroso, havia sido premiada em 2009. “Fiquei em dúvida de que pudesse dar o prêmio a mesma escola”, diz. Contrariando o percentual de negatividade, a Escola 12 de Abril foi novamente selecionada. Ele foi acompanhado da diretora, professora Jane Aparecida de Barros Alberton.

Aluno do 3 ano do Ensino Médio, Brian  Wender se prepara para prestar vestibular para Medicina. Considerado um aluno esforçado pelos professores e pelos colegas, ele diz que tudo depende de atitude. “Corro atrás. Participo, tenho vontade de aprender, mas quando tenho dúvidas procuro esclarecê-las”, diz. Atualmente dedica parte do tempo ao trabalho com o pai, no período da tarde. E, à noite, participa do pré-vestibular on line. “Ultimamente tenho pouco tempo para leitura, mas sempre que posso leio algum livro, independente do tema. Não tenho preferência”, declara.
 
O III Concurso de Redação ocorrerá no Palácio do Congresso Nacional, em Brasília, como parte dos festejos do cinquentenário da cidade.  O evento está na terceira edição, é promovido pela Secretaria de Relações Públicas do Senado Federal.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/109898/visualizar/