Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Domingo - 14 de Novembro de 2010 às 22:05

    Imprimir


Folhapress
O apresentador de TV André Vasco e a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt
O apresentador de TV André Vasco e a modelo e apresentadora Caroline Bittencourt

"Eu queria dente de Barbie", diz a modelo Caroline Bittencourt, 28. Há três anos, ela se submeteu a um clareamento dental a laser.

Nas próximas semanas, a atual repórter do programa "Amaury Jr" pretende repetir o procedimento: "Melhora a autoestima", afirma.

Encanado com seu sorriso "amarelo", André Vasco, apresentador de "Qual é o Seu Talento?", do SBT, correu à cadeira do dentista pela primeira vez no ano passado. Mas diz que o desconforto é tanto que demora a voltar.

"Sinto muita dor depois do clareamento, quando tomo água gelada, até com a vibração do celular."

DENTE DE FLÁVIA

O dentista Marcelo Kyrillos, que diz já ter tratado pacientes como as atrizes Regina Duarte e Daniele Suzuki, diz que é comum ser procurado por quem quer ter sorriso igual ao de ator de novela.

"Muita gente chega com a foto do dente da (atriz) Flávia Alessandra e diz que quer aquele sorriso."

Na clínica de Kyrillos, um clareamento de tipo caseiro não sai por menos de R$ 2.000 (dura cerca de 18 meses). A própria atriz Flávia Alessandra é sua cliente.

Por "clareamento caseiro" entenda-se procedimento supervisionado pelo odontologista, em que o paciente recebe uma moldeira de silicone feita a partir de sua arcada.

O dentista prescreve certa quantidade de gel com peróxido clareador e a pessoa o aplica na moldeira, usada quatro horas diárias por mais ou menos duas semanas.

Já o clareamento de consultório, feito em uma sessão, aproveita o laser ou a luz de LED para acelerar a reação do clareador sobre o dente.

A busca por clareamento cresce na ordem de 30% ao ano no país, dizem os profissionais. "Virou o carro-chefe dos consultórios estéticos", segundo Mauro Piragibe Junior, da Associação Brasileira de Odontologia.

Ele observa uma certa "fissura pelo branco" em muitos de seus pacientes. "Posso garantir o clareamento, mas nunca o branqueamento."

 Editoria de Arte/Folhapress  


 
BRANCO-GELADEIRA

O exagero na busca do branco é perigoso, lembra Marcia Valera, professora de odontologia da Unesp. "O peróxido é tóxico. Se entra em contato com a gengiva, causa inflamação", afirma.

"É comum paciente pedir o "branco geladeira", afirma Fábio Bibancos, conhecido por já ter lapidado os sorrisos de gente como Marcello Antony, Marco Ricca e Ana Paula Arósio.

"O paciente pode exagerar na dose e engolir o gel, e não sabemos se existe efeito colateral depois de anos", diz.

Segundo Kyrillos, o risco só existe se o paciente abusar na hora de aplicar o gel na moldeira, o que pode fazer com que o produto transborde para a gengiva e seja engolido. "O excesso não clareia mais, só machuca."

Marcelo Fonseca, presidente da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, dá um conselho para quem busca o procedimento: olhe-se no espelho, antes.

"Muita gente quer clarear, mas o alinhamento dos dentes é ruim ou as gengivas são aparentes. O clareamento ilumina o problema."

 Editoria de Arte/Folhapress  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/110849/visualizar/