Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 06 de Novembro de 2010 às 12:24

    Imprimir


Começou na tarde deste sábado a primeira etapa da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) no país. O exame, que avalia o ensino médio e teve 4,6 milhões de inscritos, serve para o ingresso em instituições públicas e privadas. A segunda etapa ocorre neste domingo (7).

Hoje, serão quatro horas e meia para responder a 90 questões, sendo 45 de ciências da natureza e 45 de humanas. No domingo, o estudante terá uma hora a mais de prova, porque, além das 45 questões de linguagens e das 45 de matemática, há também a redação.

A prova deste ano tem uma novidade: a aplicação de questões de língua estrangeira. As perguntas, inseridas na prova de linguagens, serão de inglês ou espanhol, conforme escolha do estudante.

A previsão do MEC (Ministério da Educação) é que os inscritos no exame concorram a 83 mil vagas em 83 instituições federais de ensino, por meio do Sisu (sistema que destina vagas em instituições federais apenas com base na nota do Enem).

O número é 76% maior em relação ao ano passado, quando o exame foi reformulado. Em 2009, 47 mil vagas foram oferecidas pelo sistema integrado de vagas.

Outra novidade deste ano é a proibição do uso de lápis na resolução das questões. Segundo o Inep, responsável pela elaboração e aplicação da prova, o leitor ótico só faz a leitura das questões respondidas com caneta esferográfica preta. O Ministério Público Federal no Espírito Santo tentou derrubar a proibição, dizendo poderia prejudicar estudantes, mas a Justiça decidiu mantê-la.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/111398/visualizar/