Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 22 de Setembro de 2010 às 11:04

    Imprimir


O projeto "Educação Ambiental para a prática de Guia de Turismo", elaborado pelas acadêmicas Célia Torres Zago e Mirieily Kelly Bernal, do curso técnico em Turismo do Campus Cuiabá - Cel. Octayde Jorge da Silva, foi aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Com a bolsa de incentivo a pesquisa possibilitará colocar em prática o projeto que tem o objetivo de treinar os guias de turismo do Instituto Federal de Mato Grosso - Campus Cuiabá com o intuito de adequar e aprimorar metodologias para a prática da educação ambiental com turistas durante o translado terrestre até o atrativo turístico, aproveitando o tempo ocioso para sensibilizar o turista quanto ao respeito ao meio ambiente.

Com isso serão realizadas oficinas para os alunos e professores do Curso Técnico de Guia de Turismo do IFMT - Campus Cuiabá. As atividades serão realizadas por meio de questionários que serão aplicados durante as viagens técnicas do curso. Segundo Célia Zago, todas as turmas matriculadas deverão fazer, no mínimo, três viagens técnicas durante o curso. "O trabalho prático será realizado durante o deslocamento de ônibus e também durante a visitação dos atrativos da viagem", disse.

O Intuito é fazer com que o educador assuma o papel de elemento central do processo de ensino/aprendizagem pretendido, participando ativamente no diagnóstico dos problemas ambientais e busca de soluções, sendo preparado como agente transformador, através do desenvolvimento de habilidades e formação de atitudes, por meio de uma conduta ética, condizentes ao exercício da cidadania.

Este trabalho servirá para sensibilizar os turistas para uma reflexão na importância de preservar, cuidar e zelar dos locais de visitação. Também pretende-se mostrar para as pessoas que, para continuar tendo paisagens ricas de belezas é preciso conservar o meio. Além da qualificação do profissional, este projeto pretende testar os métodos ecologicamente corretos que já são utilizados em outras áreas para a aplicação em viagens turísticas.

Segundo a professora Simone Raquel Caldeira da Silva, uma das orientadoras do projeto, a intenção das acadêmicas é sensibilizar os turistas da importância da preservação do meio ambiente para as futuras gerações. "Com isso as alunas pretendem desenvolver técnicas pedagógicas de educação ambiental e animação turística de fácil aplicação para o turismo ecológico e realizar levantamento de dados junto aos turistas a respeito da consciência do impacto ambiental causado pela atividade turística", explica.

O projeto está sendo coordenado pelas professoras Simone Raquel Caldeira da Silva, doutora em Geoquímica Ambiental; Susimaurem Navarro Roque, Mestre em Geografia e Leila Cristina de Souza Cunha, bacharel em Turismo. O projeto será executado durante dois anos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/114573/visualizar/