Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Sexta - 23 de Agosto de 2013 às 08:03
Por: Luy de Araújo/Edivaldo de Sá

    Imprimir


     Dezenas de pessoas, entre políticos, empresários e populares, participaram na manhã desta terça-feira (20.08) na solenidade de reabertura do Hospital Nossa Senhora Sant’Ana, em Nortelândia, após ter ficado fechado por um período de aproximadamente seis meses.



Dificuldades financeiras para mantê-lo funcionando obrigaram os antigos proprietários a encerrarem as atividades para evitar um endividamento, procedimento que gerou desconforto para a população local, uma vez que o município deixou de contar com uma unidade hospitalar.


 
O Hospital e Maternidade Nossa Senhora Sant’ana possui uma antiga história com a população, que remonta a década de 70, atendendo e salvando a vida de milhares de pessoas. Inicialmente era mantido pelas Irmãs da Divina Providencias, e depois passado a iniciativa privada, que o geriu por mais de três décadas.


  
Assim que passou a enfrentar dificuldades financeiras, um grupo de pessoas da sociedade, incluindo servidores públicos municipais e estaduais, empresário, populares e algumas lideranças politicas passaram a empreender esforços para viabilizar recursos que o mantivesse em plena atividade. O prefeito Neurilan Fraga, desde 2008, antes de se eleger, liderou uma ofensiva para angariar o apoio financeiro necessário a sua manutenção, obtendo apoio do Governo do Estado, e empresas como o Grupo Camargo, entre outras. Porém, a situação foi se agravando, e o que não se deseja acabou acontecendo, o atendimento foi encerrado no inicio de 2013.



Para custear as despesas com equipe médica, medicamentos, funcionários, impostos, entre outros, são gastos em torno de R$ 100 mil reais mensalmente. O hospital atende diretamente os moradores de outras quatro cidades, além de Nortelândia, ou seja, Arenápolis, Santo Afonso, Nova Marilândia, Santo Afonso e Denise.


 
Nos últimos dias, o prefeito municipal de Nortelândia Neurilan Fraga, liderou pessoalmente uma frente de apoio a reabertura da unidade hospitalar, buscando apoio de empresários locais e de populares da região, e do Estado, arrecadou recursos para reformar o prédio e coloca-lo para funcionar. Entre as empresas estão a Guaxe Construtora e o Grupo Camargo, e outras dezenas de pessoas que se dispuseram a colaborar das mais diversas formas.


 
Os proprietários do hospital o entregaram para a Sociedade Beneficente de Denise, uma Organização Não Governamental que já administra o único Hospital de Denise há vários anos e passa agora a geri-lo.


 
A solenidade de reabertura foi marcada pela grande presença de populares que se aglomeraram para conferir de perto o reinicio das atividades do mais tradicional hospital da região. O Padre Melquior Casali fez uma oração e deu sua benção no local, sendo seguida por todos os presentes. Várias autoridades e líderes locais marcaram presença como vereadores, servidores públicos, secretários, empresários e sociedade civil organizada, que puderam in loco ver de perto a reforma na estrutura e o início dos trabalhos com a nova equipe contratada.



 O advogado José Carlos de Almeida Benevides, destacou o empenho e as dificuldades enfrentadas pelos munícipes em se deslocar para outros municípios após o fechamento.


  
“É importante que todos nós nos unamos para manter esta estrutura, pois muitas pessoas não têm condições para buscar atendimento hospitalar em outras cidades. É preciso que o cidadão seja menos crítico e seja mais atuante, pois em algum momento alguém de sua família irá precisar de atendimento de urgência e nestas portar que irá bater” frisou.
 
 
 

 
O chefe do Escritório Regional de Saúde,  Kaad Haeg Maciel, representando o Governo do Estado de Mato Grosso e a Secretaria de Estado de Saúde, disse ter se emocionado ao chegar no município e perceber o envolvimento de toda a comunidade em torno de um objetivo comum, que é o de reabertura do hospital.


  
 “Manter uma unidade hospital em município pequeno é realmente uma “loucura”, onde temos acompanhado, e em nenhum momento constatei um hospital tão bem organizado como o Hospital Sant’Ana para atender a comunidade da região. Para que isso aconteça, tem que ter um idealizador e uma equipe que trabalha em prol disso, por isso, parabenizo o Prefeito Neurilan pelo esforço e pela luta, e fico impressionado com esta estrutura e a preocupação deste povo” destacou Maciel.  



O presidente da Associação Beneficente de Denise Gilmar da Silva Fernandes, usou da palavra para agradecer a presença da população, e aproveitou para conclamar a todos que continuem envidando esforços no sentido de ajudar a gerenciar o Hospital. 


  
“Agradecemos o apoio de todos, e por ser uma filantropia, iremos trabalhar para conseguir recursos e manter o hospital funcionando. Equipar, reformar é importante, mas, importante ainda é manter ele funcionando. Nossa equipe trabalhará com amor e carinho para bem atender a comunidade não só de Nortelândia, mas de toda região” assegurou Gilmar da Silva.
 
 
 
O prefeito Neurilan Fraga fez questão de agradecer o apoio de grande parte da população, que não mediram esforços para de alguma forma ajudar na concretização do momento que todos estavam vivendo.


  
 “Ao reabrir o Hospital Santana, me sinto realizado, como gestor público e principalmente como filho de Nortelândia. Na verdade me sentia constrangido e desconfortável ao ver o nosso hospital fechado, onde centenas de vidas aqui nasceram e também foram salvas durante a sua existência” enfatizou.


 
Ele fez questão de lembrar que os atendimentos de média e alta complexidade são de responsabilidade do Governo do Estado e do Governo Federal, e que cabe ao município cuidar da saúde básica, que em Nortelândia vem sendo feita com qualidade e investimentos que no ano passado chegaram a 39% dos recursos da administração, de acordo com dados do Tribunal de Conta do Estado (TCE/MT).


 
“Minha responsabilidade como gestor do município é a promoção da saúde básica e preventiva, através dos PSF’s. No entanto como gestor do município e filho de Nortelândia, jamais aceitei o fato de conviver com o Hospital Santana fechado e sucateado como estava, empreendi esforços para reabri-lo, mas evidentemente, ainda falta completarmos a recuperação física e o reaparelhamento para que a população possa ter o melhor atendimento possível” esclareceu Fraga.
 
 

 
 
 
O Chefe do Poder Executivo Municipal ainda agradeceu os colaboradores da primeira etapa de reabertura do hospital, como empresários, instituições, empresas, cidadãos comuns, e em especial o Deputado Estadual José Domingos Fraga Filho.


 
“Esteve conosco negociando junto ao Governo do Estado, não só na reabertura do Hospital Sant’Ana, como também para o não fechamento do Hospital São João Batista em Diamantino, que é a Unidade de Referência do nosso pólo de Saúde. Agradeço também ao Governador Silval Barbosa, o Secretário de Saúde Mauri Rodrigues e a sua equipe que se empenharam em viabilizar esta ação, bem como o Consórcio de Saúde da nossa região. Contamos com a ajuda de todos, pois com o Hospital Santana funcionando plenamente, para nós que amamos Nortelândia, significa vidas. Este é o nosso compromisso com a população e com a nossa consciência” concluiu ele.
 
 

 
 
A entidade que administra a unidade hospitalar contratou uma equipe de profissionais qualificados em várias áreas médicas, desde técnicos e enfermeiros a médicos de diversas especialidades, como cardiologia e ginecologia. Os procedimentos médicos serão feitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de convênios com planos de saúde e atendimento particular. O Governo do Estado de Mato Grosso e a Prefeitura Municipal de Nortelândia irão comprar serviços hospitalares.






Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/11548/visualizar/