Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sexta - 10 de Setembro de 2010 às 08:24
Por: Marcos Lemos

    Imprimir


A segunda rodada de pesquisa do Instituto Gazeta Dados em Cuiabá aponta como favoritos para ocuparem as oito vagas na Câmara Federal em Brasília os seguintes candidatos: Thelma de Oliveira (PSDB) com 7,79% liderando a corrida sucessória e tentando conquistar seu terceiro mandato consecutivo, seguida de perto por Valtenir Pereira (PSB) com 5,56% e que tenta a segunda legislatura.

Em terceiro lugar vem Serys Marly (PT) com 4,45%, atual senadora da República, que conclui seu mandato em fevereiro de 2011. Serys já foi deputada estadual por três mandatos e cumpriu nos últimos sete anos e nove meses o mandato de senadora pelo PT, o primeiro mandato do partido em Mato Grosso e que será disputado neste ano por Carlos Abicalil (PT) atual deputado federal e candidato ao Senado.

Logo a seguir vem Eliene Lima (PP) com 3,09% que tenta segundo mandato consecutivo após cumprir três como deputado estadual e Júlio Campos (DEM) com 2,84%. O democrata já foi governador do Estado, senador, deputado federal e prefeito de Várzea Grande.

Em 6º lugar vem o líder da pesquisa em outros municípios, Wellington Fagundes (PR) que tenta seu sexto mandato consecutivo para a Câmara dos Deputados e aparece com 1,98%, seguido de perto pelo também deputado e candidato a reeleição, Homero Pereira, também do PR com 1,73% das intenções de votos e por fim em oitavo lugar aparece deputado federal e candidato a um quarto mandato, Pedro Henry (PP) com 0,87%, que luta na Justiça Eleitoral para conseguir seu registro de candidatura negado pelo TRE/MT mas ainda pendente de julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Esses seriam os oito eleitos se o universo eleitoral fosse o da Capital do Estado, mas como se trata de uma pesquisa espontânea, aquela em que o entrevistado cita nome por iniciativa própria, sem ver lista de candidatos, a cada pesquisa há uma alternância entre os nomes citados, sendo que nesta consulta foram apresentados pelos eleitores 26 candidatos às oito vagas de deputado federal, ou seja, sete a mais do que a pesquisa anterior onde constavam 19 citações entre os candidatos.

Em relação à sondagem anterior, houve mudanças importantes. Júlio Campos, por exemplo, que aparecia em 2º lugar, agora está em 5º lugar; Valtenir que ocupava a 3ª colocação, agora está na 2ª e Serys, que estava em 5º lugar, subiu para 3º.

Os demais nomes citados nesta pesquisa são de Ságuas Moraes (PT), Marcos Baiano (PTB), Carlos Bezerra (PMDB), Victório Galli (PMDB), Rogério Salles (PSDB), Ana Flávia (PCdoB) Dr.ª. Jaqueline (PHS), Eduardo Moura (PPS), Edilson Nery (PT), Leôncio Pinheiro (DEM) entre outros.

Como se trata de uma pesquisa espontânea, existe uma oscilação natural entre alguns nomes que foram citados nas duas pesquisas ou em apenas uma delas, o mesmo acontecendo em relação ao percentual destinada a cada um dos candidatos.

A pesquisa Gazeta Dados ouviu 500 eleitores entre os dias 3 e 5 de setembro, utilizando a técnica Survey com aplicação de questionários estruturados e padronizados a uma amostra representativa do público pesquisado por quotas proporcionais às características sócioeconômicas da população em quatro regiões de Cuiabá

A Pesquisa Gazeta Dados esteve em 106 bairros divididos em quatro regiões sendo a Norte com 25% das entrevistas; Oeste com 26%; Leste com 24% e Sul com 25% da Capital do Estado que detém pouco mais de 18% do eleitorado de Mato Grosso ou 386 mil 921 eleitores e foi registrada junto a Justiça Eleitoral sob o n.º. 31.973.

Indecisos

Enquanto entre os eleitores entrevistados 4.94% declararam não votar em nenhum, branco ou nulo, 60,82% se declararam indecisos quanto ao nome em que votarão para deputado federal.

Já com relação a pesquisa anterior que aconteceu nos dias 14,15 e 16 de agosto, 9,27% tinham respondido não votar em nenhum, branco ou nulo e 40,04% se mostraram indecisos.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116035/visualizar/