Temperatura segue alta e não há previsão de chuva
A temperatura continuará alta e a umidade relativa do ar, baixa nos próximos três dias, segundo previsão do 9º Distrito de Meteorologia, fazendo com que as escolas municipais e estaduais tenham autonomia para alterar os horários das aulas. A umidade tem ficado entre 15% e 20% em Cuiabá, sendo que o nível ideal é 60%, e a temperatura tem chegado aos 40ºC. Não há previsão de chuva pelos próximos dias.
Em agosto, quando o nível da umidade chegou a 11%, a Secretaria Municipal de Educação enviou documento às escolas e creches com recomendações para enfrentar o clima seco e quente, preservando o bem-estar dos alunos.
Uma das recomendações é para que os alunos não fizessem atividades físicas ao ar livre. Durante as aulas de educação física, por exemplo, a sugestão é utilizar jogos de tabuleiro como atividade, ao invés de jogar futebol ou brincar na quadra.
A assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Educação informou que o cardápio das escolas também sofreu alterações, com a inclusão de mais frutas, verduras e legumes - alimentos recomendados para a situação climática atual.
Os professores também recomendam aos pais que preparem garrafas de água e suco para que seus filhos levem-nas para a escola, para ajudar na hidratação.
Recomendações semelhantes foram feiras às escolas estaduais. A assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação informou que a Pasta fez recomendações para as escolas de Mato Grosso cabendo a cada uma se adequar de acordo com a própria estrutura física. A Secretaria chegou a dar autonomia às escolas para que liberassem os alunos mais cedo das aulas.
As recomendações tanto para as escolas estaduais quanto municipais valem enquanto a umidade relativa do ar não alcançar níveis mais adequados à saúde.
Os funcionários dos Correios também chegaram a trabalhar em horário diferenciado por alguns dias, quando a umidade chegou a 11%. Nesse período, as entregas das cartas não puderam ser feitas entre 9h e 15h.
No entanto, mesmo com o forte calor registrado nos últimos dias, chegando quase diariamente aos 40ºC, os carteiros voltaram a trabalhar no horário convencional, porque a umidade relativa do ar ficou entre 15% e 20% - os funcionários dos Correios, de acordo com as normas internas, entregam as correspondências em horários especiais quando o índice é menor de 15%.
Comentários