Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Setembro de 2010 às 10:42

    Imprimir


A gráfica RR Donnelley Moore foi escolhida, por meio de pregão eletrônico, para imprimir as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2010. O resultado foi publicado nesta quinta-feira (9) no “Diário Oficial da União”. O valor do contrato a ser pago pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) é de R$ 68.831.000,00.

O pregão eletrônico realizado pelo Inep classificou as empresas a partir do menor preço apresentado. Também foram exigidos das empresas que participaram do pregão atestados de capacidade técnica, requisitos de segurança do prédio e experiência comprovada da gráfica em eventos do mesmo porte.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2010 recebeu 4,6 milhões de inscrições, número recorde desde a criação do exame, em 1998. O maior número de candidatos inscritos havia sido registrado em 2009, com 4,1 milhões. As provas serão realizadas nos dias 6 e 7 de novembro.

A Gráfica Plural apresentou a menor proposta de preço, R$ 65 milhões, mas, segundo o Inep, não apresentou atestados que cumprissem os requisitos apresentados no edital, tais como segurança e sigilo da prova. A Gráfica Plural contestou o resultado da licitação na Justiça, mas foi derrotada. Foi na Gráfica Plural, em 2009, que cadernos de prova do Enem foram roubados. A prova, que seria aplicada em outubro, foi cancelada e remarcada para dezembro.

A RR Donnelley Moore foi responsável pela impressão das provas do Enem após o vazamento. A empresa, segundo informações do site, atua no Brasil desde 1995. Tem fábricas em Barueri e Osasco, na Grande São Paulo, e em Blumenau, em Santa Catarina.

A segurança da impressão de avaliações como o Enem é garantida, de acordo com o site da empresa, por sistemas de comunicação com rádios portáteis, sistema de detecção de intrusão perimetral, controle de acesso informatizado com leitores biométricos, circuito fechado de TV com gravação digital, back up (cópias de segurança), detecção de metal (portal e portátil) nos acessos de pedestres, alimentação alternativa (no break e grupo gerador) para os equipamentos e sistemas de segurança.





Fonte: Do G1

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116141/visualizar/