Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 09 de Setembro de 2010 às 09:47
Por: Karoline Kuhn

    Imprimir


A realização do Exame Supletivo, conhecido também como provão, ferramenta cujo objetivo é regularizar a vida estudantil de quem não concluiu o ensino fundamental ou médio no período regular, neste ano, será aplicada de três maneiras, segundo a Secretaria Estadual de Mato Grosso (Seduc): exame supletivo online, Enem e Encceja. 

O exame supletivo será feita pelo método online, com inscrições no site da secretaria e, as provas, nos centros de Educação de Jovens e Adultos (Cejas) do Estado. O período de inscrição ainda deverá ser confirmado, já a data da prova será conforme agendamento feito durante inscrição.

Pelo Enem - Exame Nacional de Ensino Médio - o candidato inscrito deverá apresentar o resultado e solicitar na Seduc, a certificação de conclusão do ensino médio. Para esta opção, o inscrito deverá ter 18 anos completos e atingir a pontuação mínima exigida (400 em cada uma das quatro áreas de conhecimento e 500 na redação).

Já pelo Encceja - Exame Nacional para Certificação de Jovens e Adultos - que é realizado pelo Ministério da Educação, por intermédio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), será utilizado para pleitear o certificado de ensino fundamental. O candidato deverá ter 15 anos completos.

Até o ano passado, o exame supletivo era realizado, tanto para ensino fundamental quanto para médio, eram no mesmo dia, com as inscrições nas Assessorias Pedagógicas, quando os candidatos optavam pelas provas por área de conhecimento ou por disciplina.

No Estado, Só Notícias apurou que aproximadamente 110 mil pessoas se inscreveram para concluir ensino fundamental ou ensino médio.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116150/visualizar/