Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 08 de Setembro de 2010 às 11:55

    Imprimir


O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza entre os dias 16, 17 e 18 de setembro, o I Encontro Regional dos Núcleos de Pesquisa Aplicada a Pesca e Aqüicultura do Centro-Oeste, núcleos I e II (Cuiabá e Cáceres). O encontro será realizado no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá.

De acordo com coordenador do encontro, professor Josdyr Vilhagra, o objetivo do evento é socializar as informações referentes aos trabalhos de pesquisa desenvolvidos na área da pesca, discutir os problemas e perspectivas relacionados às futuras ações dos Núcleos e a sua importância para o desenvolvimento dos setores pesqueiro e aquícola da região, bem como oportunizar as lideranças locais e representantes desses segmentos a apresentação de demandas para futuras ações dos núcleos.

Ainda segundo professor Vilhagra “O evento servirá para implantar o programa em todos os 10 campi do Instituto Federal de Mato Grosso. Além disso, conta com a participação de diretores, professores, alunos das colônias de pescadores, empresários piscicultores e autoridades ligadas à pesca”.

Com o tema “O melhor peixe para o melhor cidadão”, o encontro tem uma vasta programação. Ao todo serão ministradas oito palestras com temas variados relacionados à pesca e aqüicultura. No evento haverá duas vistas a campo, uma na “Aquicultura Modelo” e outra aos criadores de peixe do Pedra 90.

Muitos dos projetos que serão apresentados já estão em funcionamento e auxiliam no dia-a-dia da população. Como por exemplo, a fabricação de sabão e sabonete com extrato vegetal, como alternativa para sustentabilidade em comunidades de pescadores de Cáceres. Outro projeto é o desenvolvimento de hambúrguer e nuggets com carne de jacaré do Pantanal.

As inscrições para participar das palestras serão realizadas no primeiro dia do evento, a partir das 8 horas, no Hotel Fazenda Mato Grosso, situado na rua Antônio Dorileo, 1100, Coxipó. A abertura oficial do encontro está marcada para as 08h30.

Em 2010, o Instituto Federal de Mato Grosso teve oito projetos de pesquisa aplicada em Pesca e Aquicultura aprovados pelo Ministério da Educação. Pelo Núcleo Centro-Oeste I (Cuiabá) foram aprovados: “Agregação de Valor às Cadeias Produtivas de Aquicultura e Pesca em Mato Grosso: Peixes de Alto e Baixo Valor Comercial e Jacaré do Pantanal”, do coordenador Christiann Davis Tosta.

“A realidade da Vida dos Pescadores no Vale do Rio Cuiabá, em Mato Grosso”, do coordenador Josdyr Vilhagra e também “Estudo e Monitoramento da Qualidade da Água de Abastecimento para o setor Piscicultura”, da coordenadora Ana Paula Monschau Funnck.

Já para o Núcleo Centro-Oeste II (Cáceres) foram aprovados os seguintes projetos: “Sustentabilidade da População dos Peixes Pacu, Piavuçu e Piraputanga, na Bacia do Rio Paraguai, através da Reprodução Induzida e do Repovoamento, realizado por Populações Ribeirinhas”, do coordenador Fernando Rodrigues Maciel; “Desenvolvimento de Hambúrguer e Nuggets com Carne de Jacaré do Pantanal”, do coordenador João Vicente Neto e “Inclusão Digital para Inclusão Social”, da coordenadora Inez Aparecida Deliberaes Montecchi e Eliel Regis de Lima. 

Ainda em Cáceres foi aprovado o projeto de “Fabricação de Sabão e Sabonete com Extratos Vegetais, como Alternativa para Sustentabilidade em Comunidade de Pescadores do município de Cáceres”, do coordenador Demétrio de Abreu Sousa e “Curtimento de Peles de Peixes e Produção de Artesanato para Mulheres de Pescadores Ribeirinhos de Cáceres”, da coordenadora Merce Teodora Aguil Santana.

PROGRAMAÇÃO

Quinta – 16/09/2010

08h00 - Inscrições 08h30 as 09h00

Abertura Oficial - 09h00 as 09h40

Palestrante: Professor Edmar Almeida de Moraes, Coordenador Nacional do MEC/SETEC das Políticas de Formação Humana na área de pesca, aqüicultura, portos e navegação

Tema: Conjuntura Nacional das Ações dos Núcleos de Pesquisa em Pesca, e Aqüicultura, Portos e Navegação

09h45 as 10h25

Palestrante: Valter Santana Superintendente do Ministério da Pesca e Aqüicultura (MPA)

Tema: Ações e Financiamento estrutural ao Setor Pesqueiro

10h30 as 10h45 - Coffee Break

10h50 as 11h30

Palestrante: Paulo Antonio da Costa Bilégo– SEDER-MT

Tema: Consórcios Municipais no Plano Estadual de Pesca e Aqüicultura – Controle Sanitário

11h30 as 13h50 - Almoço

14h00 as 14h40

Palestrante: Lairson de Almeida – SEMA-MT

Tema: Legislação Ambiental

14h45 as 15h25

Palestrante: Maria da Glória AQUAMAT

Tema: A Aqüicultura em Mato Grosso

15h25 as 15h40 - Coffee Break

15h45 as 16h25

Palestrante: Lindemberg - Presidente da Federação dos Pescadores de Mato Grosso Tema: A pesca em MT

16h30 as 17h10 –

Palestrante: Professor Doutor  HDR. Deocleciano Bittencourt Rosa – UFMT

Tema: O desenvolvimento sustentável a partir da aplicação de estudos Geocientíficos.

17h15 - Encerramento do dia

Sexta – 17/09/2010

08h00 as 08h40

Palestra: Francisco das Chagas de Medeiros - Consultor e Instrutor em Piscicultura.

Tema: Situação dos Piscicultores em Mato Grosso e custos de produção

08h45 as 11h30

Painel: Ações NUPA CO1 em Mato Grosso

Coordenadora: Inez Delibares

14h00 as 17h00

Painel: Ações NUPA CO1 em Mato Grosso

Coordenador: Josdyr Vilhagra 

Sábado – 18/09/2010

08h30 as 11h30 - Visita a uma Aqüicultura Modelo.

14h00 as 17h00 - Visita aos Criadores de Peixes do Pedra 90






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116292/visualizar/