Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 07 de Setembro de 2010 às 02:36

    Imprimir


Os trabalhadores da educação de Mato Grosso discutiram temas importantes no cotidiano da categoria, no sábado (04). Os temas “Currículo e avaliação na educação básica”; “Redes Municipais”; “Funcionários de Escola”; “Trabalho Decente”; e “Educação em Direitos Humanos” foram abordados nas mesas de interesse do XIV Congresso Estadual do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT).

O evento ocorreu entre os dias 02 e 05 de setembro, no Hotel Fazenda Mato Grosso, em Cuiabá, com a participação de cerca de 900 delegados de todo o Estado. No total, foram aproximadamente 1000 pessoas. “O objetivo dessas mesas de interesse é pautar as lutas do dia-a-dia dos profissionais da educação a fim de avançar em questões fundamentais para a qualidade na aprendizagem com promoção profissional”, ressaltou o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira. Segundo o secretário de Políticas Educacionais da entidade, Henrique Lopes do Nascimento, a participação dos trabalhadores da educação correspondeu às expectativas. “Tivemos muitas intervenções nas plenárias, o que enriqueceu os debates”, analisou. De acordo com ele, as mesas de interesse também são fundamentais para nortear a atuação do Sindicato e da categoria de uma forma geral. “A proposta desses momentos é tirar recomendações para o Sintep/MT, para o governo do Estado e para os próprios profissionais”, explicou.

O Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) esteve no centro das discussões. A secretária de Assuntos Municipais da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação (CNTE), Marta Vanelli, esclareceu sobre a emenda ao artigo 206 da Constituição Federal que busca garantir a permanência do PSPN em Lei. “Esta proposta já está tramitando no Congresso Nacional e precisa ser aprovada porque o Piso foi instituído por meio de uma emenda do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), em disposição transitória e que, portanto, será enterrado em dezembro de 2020”.

Carreira - O secretário de Comunicação licenciado do Sintep/MT, Julio Cesar Martins Viana, também falou sobre a importância das conquistas referentes à carreira. “Essa discussão passa pelo PSPN, pelo financiamento da educação e pela jornada de trabalho”. De acordo com ele, esse encontro é importante para que os trabalhadores da educação sejam municiados com argumentos para fortalecer o enfrentamento diário. Ainda no sábado, o XIV Congresso Estadual do Sintep/MT contou com exposição das propostas dos candidatos a governo de Mato Grosso. No domingo (05) pela manhã, houve plenárias deliberativas, com encerramento às 12h20.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116355/visualizar/