Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
MT Eleições 2014
Sábado - 04 de Setembro de 2010 às 10:36
Por: Romilson Dourado

    Imprimir


O tucano Antero de Barros, que vinha conduzindo a campanha ao Senado de forma light, já adotou a velha estratégia do ataque para tentar impedir o avanço nas pesquisas de intenção de voto do deputado federal Carlos Abicalil (PT). Ambos travam briga por uma das vagas ao Senado. Enquanto o ex-governador Blairo Maggi se mantém na liderança absoluta, o que o projeta como o mais votado, Antero e Abicalil se polarizam na disputa pela outra cadeira.

A última pesquisa Ibope, divulgada nesta sexta (3) pela TV Centro América (Rede Globo), revela que Maggi está com 71% das intenções de voto, Abicalil já chega aos 32% e assume a segunda colocação, enquanto Antero figura com 27%. O ex-procurador da República Pedro Taques (PDT) aparece com 15%. Seis por cento votariam em branco ou anulariam o voto, enquanto 25% se mostraram indecisos. Os pesquisadores ouviram 812 eleitores entre 31 de agosto e 2 de setembro. A margem de erro é 3 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa está registrada no TRE-MT, sob número 31.711/2010.

O programa eleitoral de Antero passou a bater no petista. Afirma que Abicalil, enquanto parlamentar, assinou recurso em apoio ao Projeto 1.135/1991, que trata da liberação do aborto. O tucanato exibe imagens fortes na TV de um feto e simulação de morte, tudo para lembrar o posicionamento do adversário petista. A intenção é "comover" o eleitor mais conservador, de modo a tirar votos do petista. Como a proposta pró-aborto não foi arquivada graças ao recurso apresentado pelo também petista José Genoíno e com respaldo de outros deputados, entre eles de Abicalil, volta a tramitar na Câmara Federal. Abicalil se defende. Alega que a assinatura foi apenas um mecanismo para aprofundar o debate e que assim procedeu atendendo a uma obrigação estatutária, cumprindo decisões partidárias. Assegura ser contra o aborto.

Mesmo assim, Antero quer matar eleitoralmente o petista explorando negativamente o seu posicionamento. A investida não é à-toa. O tucano não quer cair para a terceira posição.

A subida do petista nas intenções de voto pode ser consequência do efeito Dilma. A presidenciável, com empurrão do governo do presidente Lula, cresceu tanto que hoje seria eleita ao Palácio do Planalto no primeiro turno. Ademais, os candidatos majoritários vinculados a Abicalil, governador e candidato à reeleição Silval Barbosa e Blairo Maggi, que disputa o Senado, também estão na liderança. Essa onda empurra para cima o nome do petista. Já Antero se encontra "baleado" por causa de seus majoritários, que aparecem em desvantagem. Wilson Santos, que disputa o governo estadual, já é o terceiro colocado. Está atrás de Mauro Mendes (PSB) e de Silval. O presidenciável José Serra (PSDB) também perderia hoje para Dilma.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116468/visualizar/