Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sexta - 03 de Setembro de 2010 às 18:56

    Imprimir


O encerramento das palestras da XXIII Semana de Geografia, nessa sexta-feira (03-08), contará com a projeção do documentário: ‘Encontro com Milton Santos ou o Mundo Visto do Lado de Cá’, premiado como melhor filme pelo júri popular do Festival de Cinema de Brasília, em 2006.

Segundo o coordenador do evento, o professor Dr. Sergio Sebastião Negri, relata que o filme esteve em exibição nos cinemas de São Paulo, mas que infelizmente em Mato Grosso, não chega esses estilos de filmes. “Em sequência ao documentário, que tem duração de 89 minutos, eu vou discutir a globalização e as desigualdades a nível mundial. Esse documentário é muito importante para um debate, quero poder passar isso para os presentes no encontro”.

O filme aborda o tema da globalização sob uma perspectiva da periferia, de cidades, países e continentes. Tendo como base uma entrevista feita em janeiro de 2001 com o geógrafo Milton Santos.

Milton de Almeida Santos foi o único brasileiro a receber o prêmio Vautrin Lud, considerado o Nobel de Geografia. Escreveu mais de 40 livros, entre eles “Por uma outra globalização”(2000) e o “Território e sociedade no século XXI” (2001) que alertavam para os perigos causados pelo processo de globalização nos países em desenvolvimento.

A Semana de Geografia é ofertada anualmente pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus Universitário de Rondonópolis Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Geografia e, se constitui como o evento de extensão mais antigo e tradicional deste Campus. A XXII Semana de Geografia tem como temática central a dinâmica do agronegócio e o processo de urbanização do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116535/visualizar/