Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 02 de Setembro de 2010 às 12:05

    Imprimir


Na XXIII Semana de Geografia, nessa quinta-feira (02-08), além da realização da palestra “A Economia Invisível: o circuito espacial de produção da agricultura familiar em Mato Grosso”, será debatida também a “Economia Solidária”, que discutirá como são as políticas publicas para as pequenas produções.

A palestra será proferida pelos professores Dr. José Adolfo Irian Sturza (DEGEO-UFMT/CUR); Esp. Clóvis Vailant (Coord. Colegiada da REMSOL); Sr. Joaquim Santiago Sobrinho (Eng. Agrônomo-Supervisor Regional EMPAER) e, na coordenação a professora Dra. Leida Lima (DEGEO-UFMT/ CUR).

Segundo o professor e coordenador do evento Dr. Sergio Sebastião Negri o termo economia invisível é usado pelo fato de que na verdade quem produz o alimento do país são as pequenas propriedades. “A grande fazenda do Blairo Maggi, por exemplo, não produz arroz e feijão, e onde se encontra essas produções são nas pequenas propriedades de Rondonópolis e região.

Sergio conta ainda que esse título é uma certa ironia. “Essas pequenas produções não são vistas na mídia, não é de conhecimento, então trabalhando na linha do professor Milton Santos, que ele chama isso de economia de dois circuitos espaciais, o superior e inferior. Esse inferior é chamado no senso comum de setor informal, e o superior que são essas grandes redes de produção. Por exemplo, o inferior é a feira, o mercadinho, esse é o circuito, e ele pode estar ligado ou não ao superior e, aí entra a pequena produção também, a do leite, da mandioca, de frutas e assim por diante. Esse circuito ele pode ter o alcance local ou regional ou de repente nacional, como por exemplos os doces de Minas Gerais, que circulam por todo o país, e isso é do circuito inferior”, explica o professor.

No período matutino será realizado também os mini-cursos: O trabalho do Geógrafo na América Latina, pela professora Dra. Samira Peduti Kahil e, no vespertino: A música como instrumento no ensino de geografia, com a professora Dra. Leida Maria de Souza Lima.

A XXIII Semana de Geografia é uma realização da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) Campus Universitário de Rondonópolis Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Geografia.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116711/visualizar/