Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 31 de Agosto de 2010 às 21:59

    Imprimir


Dando continuidade a XXIII Semana de Geografia realizado pelo Instituto de Ciências Humanas e Sociais Departamento de Geografia da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) - Campus Universitário de Rondonópolis nessa terça-feira (31-08), o evento contará com a palestra ‘Uso corporativo do território e desigualdades socioespaciais nas cidades do agronegócio em Mato Grosso’, proferida pelos professores Dr. Jorge Luiz Gomes Monteiro (DEGEO-UFMT-CUR), Dr. Silvio Moisés Negri (DEGEO-UFMT-CUR) e a Sra. Regina Celi Marques Ribeiro (Secretaria Municipal de Receita - PMR), com a coordenação do professor Dr. Jeater Santos (DEGEO-UFMT-CUR).

Segundo o coordenador do evento o professor Dr. Sergio Sebastião Negri, o tema fala sobre as desigualdades do território do agronegócio, especificamente nesse caso em Rondonópolis. “Explicando melhor as desigualdades desse modelo que é uma amostra que privilegia uma minoria no território mato-grossense. Então você tem uma grande maioria de bairros pobres sem infra-estruturas, moradias precárias, com problemas crônicos como saneamento, muito embora isso sendo minimizado, mais mesmo assim ainda tem coisas gritantes. Muitos investimentos públicos Municipais e Estaduais acabam sendo canalizados para viabilizar empresas privadas nas regiões, então vamos discutir essa problemática nessa palestra”, explica o coordenador.

Uma das palestrantes do evento a Dra. Samira Peduti Kahil, conta que é um desafio tratar sobre o tema eixo, Agronegócio e Urbanização em Mato Grosso. Samira agradece ainda ao coordenador do evento pelo convite. “É uma honra e responsabilidade falar aos acadêmicos, o tema central dessa Semana de Geografia já deve ter sido discutido e estudado, por isso eu busquei não só descrever esse processo, mas também discutir as perspectivas e dilemas do assunto”.

A Semana de Geografia é ofertada anualmente e se constitui como o evento de extensão mais antigo e tradicional deste Campus. A XXII Semana de Geografia tem como temática central a dinâmica do agronegócio e o processo de urbanização do Estado.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/116947/visualizar/