Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 24 de Agosto de 2010 às 16:32

    Imprimir


O Campus Cuiabá do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) inaugurou um espaço exclusivo para a inclusão digital da comunidade interna, com o acesso a internet para pesquisa. Trata-se do programa Telecentro, que foi acordado em 2008 entre a instituição e o Governo Federal e somente agora foi possível disponibilizá-lo a comunidade interna.

Segundo o Diretor Geral do Campus, Ali Veggi Atala, esta é uma iniciativa do governo que possibilita as pessoas terem acesso as novas tecnologias e a informações. "Este espaço vai possibilitar o aluno que não tem acesso a internet em casa, a fazer suas pesquisas e trabalhos. Um espaço como este vem contribuir com o conhecimento e a formação acadêmica", ressaltou o diretor.

O Telecentro foi instalado no bloco da Construção Civil e neste primeiro momento atenderá aos alunos dos cursos de Controle de Obras, Edificações e Construção de Edifícios. "Nesta fase experimental, disponibilizaremos este espaço para os alunos da  área da Construção Civil. Assim que todo o sistema estiver funcionando plenamente será aberto aos demais alunos do Campus e também à comunidade cuiabana", explica a Chefe do Departamento em exercício, Cacilda Guarim.

O espaço possui 10 computadores completos (com mouse, fone de ouvido, teclado) ligados a internet, uma impressora, uma webcam e estabilizadores individuais. O ambiente é climatizado e possui três alunos monitores que ficarão responsáveis em dar todo o suporte aos estudantes. Cada monitor ficará em um período do dia.

Para os alunos monitores será uma oportunidade de contar pontos para o curso como estágio, aprimoramento do conhecimento aprendido em sala de aula e oportunidade de remuneração. "Para mim que não tive a oportunidade de trabalhar na área é um grande momento, além do mais contar ponto como estágio", comenta o aluno Edson Ricardo do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática.

Segundo Lilian Maria Gonçalves, gerente de Tecnologia de Informação do IFMT, o sistema operacional do Telecentro é o Linux e com softwares livres. "O sistema operacional é totalmente fechado impossibilitando o usuário de fazer qualquer tipo de alteração no sistema operacional, além do mais, o nosso Telecentro será monitorado pelo MEC. Em caso de tentativa de rompimento no sistema nós seremos notificados pela central de informática do Ministério das Comunicações", alerta.

O Telecentro funcionará de segunda a sexta-feira, das 9h às 21 horas sem intervalo para o almoço.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/117764/visualizar/