Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Sábado - 21 de Agosto de 2010 às 10:00

    Imprimir


Com o tema “Produção de Ruminantes” (bovinos, búfalos, ovelhas, cabras e bodes), o Campus São Vicente do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realiza a partir de segunda feira, dia 24 de agosto, a 3ª Semana de Zootecnia com o objetivo de divulgar e debater as novas tecnologias na área de nutrição e produção de ruminantes.

No evento serão ministrados mini-cursos e palestras com especialistas no setor como o professor doutor, presidente da Associação Brasileira de Zootecnistas - ABZ - Walter Motta Ferreira que falará sobre os "Marcos históricos e legais da Zootecnia no Brasil" e do professor doutor da UFRJ, Mirton José Frota Morenz – que fará palestra sobre "Utilização de resíduos da agroindústria na alimentação de ruminantes" .

Os mini-cursos serão teóricos e práticos de forma que os participantes poderão conhecer na prática as novas tecnologias apresentadas. Segundo Roberta Martins, Coordenadora do Evento a expansão da agroindústria no estado estimula a produção de novas tecnologias para os produtores. “É muito importante trazermos essas novas tecnologias e podermos contribuir com o desenvolvimento da produção”, frisou.

A 3ª Semana de Zootecnia será realizada na sede do Campus, localizado na BR 364, Km 329, Vila de São Vicente da Serra. A expectativa é de que mais de 300 pessoas, entre estudantes, produtores, e professores, participem da semana. O evento é uma realização do Campus São Vicente e Info-agro, com apoio da Associação Brasileira de Criadores de Zebu e Associação Brasileira de Zootecnistas.

A característica principal dos ruminantes é o consumo de fibras obtidas do capim e dos legumes, e como não possuem um sistema enzimático para fazer a digestão, dotado de celulase, estes necessitam de um conjunto de microorganismos que façam a digestão das fibras.

Estes microorganismos são bactérias e protozoários celulíticos, que fermentam, no rúmen, as fibras e produzem ácidos orgânicos que são assimilados pelo ruminante para obter energia. Estes organismos, depois de sairem do rúmen para o intestino, são fonte de proteína e de vitaminas para os ruminantes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118120/visualizar/