Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 22:47

    Imprimir


A Universidade de Cuiabá (Unic) vai receber, nesta quinta-feira (19), a certificação do Selo Renaesp (Rede Nacional de Altos Estudos em Segurança Pública) que reconhece práticas inovadoras e bem sucedidas para disseminar conhecimento em segurança pública. A cerimônia de entrega será realizada, às 15h, no Salão Negro do Ministério da Justiça, com a presença de representantes das entidades contempladas e das polícias civil e militar e Corpos de Bombeiros.

O curso de pós-graduação em “Gestão Contemporânea de Segurança Pública”, direcionado a bombeiros, policiais civis e militares faz parte da lista de 11 instituições de ensino superior de todo o país, que serão contempladas com o Selo em 2010.

Com o Selo, a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) espera prestigiar e disseminar boas práticas de ensino tanto nas universidades quanto nas próprias academias de polícia.  “Essa ação facilitará a identificação de instituições que promovam cursos e contribuirá para a divulgação de suas metodologias", explicou o secretário Nacional de Segurança Pública, Ricardo Balestreri.

Principais temáticas

Os temas mais comuns entre as especializações são os vinculados aos direitos humanos e à gestão na segurança pública. Em seguida, aparecem as políticas públicas, os de perícia e análise criminal. Há, ainda, cursos como mediação de conflitos e inteligência.

Todas essas propostas estão adequadas as 14 áreas temáticas para cursos da Renaesp. O processo seletivo do Selo teve início em 18 de junho e contou com a participação de 27 instituições de todo o Brasil. Os candidatos apresentaram propostas de 35 cursos de pós-graduação lato sensu, na modalidade presencial e a distância.

Segurança e educação

Criada em 2005, a Renaesp conta atualmente com a participação de 58 instituições de ensino superior (IES) públicas e privadas que anualmente oferecem 52 cursos de especialização gratuitos a mais de 2 mil profissionais de segurança pública em todo país. A iniciativa é uma das 94 ações propostas pelo Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), do MJ, para prevenir e enfrentar a criminalidade com base na valorização do profissional de segurança pública. A Rede foi criada para oferecer aos profissionais da área a oportunidade de aprofundar o conhecimento em segurança pública e formar pensadores e gestores especialistas neste segmento.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118388/visualizar/