Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Brasil Eleições 2012
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 12:45

    Imprimir


Os candidatos Dilma Rousseff (PT) e José Serra (PSDB) travaram novo duelo no debate Folha/UOL, desta vez no terceiro bloco, quando trataram de carga tributária e saneamento.

Serra disse que viu "certa satisfação" de Dilma com a carga tributaria brasileira.

"Você acha que tá bem. Eu acho que não. O Brasil tem, disparado, a maior carga tributária do mundo em desenvolvimento. Mas é um pais cujo governo menos investe no mundo".

Dilma rebateu o tucano dizendo que achava que ele estava desatualizado.

"Sabe por que eu acho estranho? Porque eu acredito que esse número seja bastante antigo. A última vez que você o mencionou, eles estavam relacionados a um número de 2008. É bom você se atualizar e ver se essa afirmação tem consistência", disse, e emendou explicações sobre o que fez o governo Lula com relação ao tema.

"Ao longo do nosso governo tivemos uma prática sistemática de redução de impostos. Na última crise, reduzimos IPI de automóveis, da linha branca, construção civil. Fizemos todo um esforço de redução tributária para manter a economia funcionando."

A candidata petista, na sequência, fez novas críticas ao governo FHC.

"Acho que você teve uma avaliação errada da crise. Você supôs que seria mais profunda do que foi. Seria, se a gente utilizasse os padrões que estavam vigentes no governo FHC. Quando vinha crise, o Real estava indexado ao dólar, a economia quebrava".

SANEAMENTO

Serra retrucou as afirmações de Dilma afirmando que o governo Lula criou impostos altos para o saneamento e para o setor elétrico.

"Dilma, cê fica tão ligada pra trás, teu espelho retrovisor é tão grande, maior que o parabrisas, que você não vê que o seu governo, inclusive você, fez. Imposto sobre saneamento, que é fundamental, e o governo fez pouco. PIS/Cofins aumentou de 3% para 7,6% no seu governo. Tô estranhando que você não saiba disso. Tira 2 bilhões de reais por ano. Isso é subtraído do investimento no Brasil. Isso foi feito no seu governo, com você coordenando. Aumentou imposto sobre energia elétrica federal de 3,65% para 9,6% sendo responsável pelo aumento da tarifa de energia elétrica".

Dilma contra-argumentou afirmando que as origens dos problemas de saneamento no Brasil estão no governo FHC.

"Havia uma coisa chamada fila burra, forma pela qual o governo federal não deixava se investir em saneamento. Se o primeiro não apresentasse, o segundo não levava. Nós estamos botando 40 bilhões, enquanto o governo do senhor Fernando Henrique Cardoso botava muito menos. Discutir saneamento é algo que você não devia tentar, o seu governo não fez nada no Brasil". 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118453/visualizar/