Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 10:52
Por: Lygia Lima

    Imprimir


O campus da Universidade do Estado de Mato Grosso em Tangará da Serra sedia a partir desta quarta-feira (18.08) o I Encontro Mato-grossense de Botânica. O evento é realizado pelo Departamento de Ciências Biológicas do campus com o apoio do Governo do Estado.

Até sexta-feira (20.08) comunidade acadêmica, pesquisadores e professores poderão trocar experiências e conhecimentos que fortaleçam as pesquisas sobre a flora estadual. De acordo com os organizadores, o momento é oportuno para levantamento de dados de pesquisas já coletados a fim de uma futura publicação do volume “Flora Mato-grossense”.

O tema do I Encontro de Botânica “Reunindo experiências e projetando o futuro” demonstra o objetivo das palestras e grupos de trabalhos, além dos pesquisas que serão expostas por meio de painéis e apresentações orais.

A palestra de abertura traz como tema: “Bambus nativos do Brasil: diversidade, riqueza, distribuição e usos”. Ainda nesta quarta-feira estão previstas a mesa redonda: “Taxonomia vegetal no Mato Grosso: Estado da arte e perspectivas futuras”, “Taxonomia vegetal: ciência do passado, presente e futuro”, “Briófitas no Centro-Oeste, estado da arte e perspectivas futuras” e “Angiospermas basais no Centro-Oeste: um estudo de caso em Piperaceae”. No período da tarde os participantes se reúnem em grupos de trabalho e estudo.

Nesta quinta-feira, a programação prevê a realização de duas mesas redondas. Na primeira serão discutidos os temas: “Contribuições da etnobotânica para o conhecimento da flora mato-grossense”, “Composição florística no pantanal de Cáceres reveladas pelos estudos etnobotânicos”, “Tessituras dos saberes populares sobre plantas medicinais” e “Etnobotânica na conexão dos saberes”. A segunda mesa redonda tratará dos temas: “Paisagens mato-grossenses”, “Mapa de vegetação do Estado de Mato Grosso”, “Diversidade arbórea do Rio Paraguai” e “Plantas exóticas e invasoras: preocupações e legislação”. O período vespertino é reservado aos grupos de trabalho e lançamento do primeiro boletim do Grupo de Pesquisa Flovet.

No último dia do Encontro, sexta-feira (20.08) será realizada a mesa redonda com os temas: “O ensino de botânica na formação de professores no Estado de Mato Grosso”, “Aprendendo com a botânica”, “Discutindo práticas pedagógicas do ensino de botânica” e “Botânica no ensino básico - perspectivas e discussões”. Também no período matutino ocorre o encerramento dos grupos de trabalho.

Mais informações podem ser obtidas no site: http://www.nectar.bio.br/encbot/






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118468/visualizar/