Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 18 de Agosto de 2010 às 08:51

    Imprimir


Pátio da escola Júlio Praxedes que antes parecia um presidio e hoje é orgulho da comunidade escolar.
Pátio da escola Júlio Praxedes que antes parecia um presidio e hoje é orgulho da comunidade escolar.

Prédios escolares deteriorados e servidores desmotivados com salário defasado, esses são alguns dos pontos que faziam parte do quadro encontrado em Janeiro de 2009 pela atual gestão. Em visita as instalações que abrigam as escolas municipais, o gestor que acabara de assumir demonstrou preocupação com o retrato de uma pasta considerada de fundamental importância para o desenvolvimento social e cultural de uma sociedade, como a educação. Determinado a transformar a situação encontrada, iniciou então ações visando melhorar a qualidade do ensino, bem como das escolas públicas do município, atraindo parceiros importantes nesta empreitada, como o Grupo Camargo Corrêa, leia-se Arrossensal Agropecuária S/A, que se tornou parceira na reforma completa das escolas municipais Caetano Dias Filho (Bairro Tapirapuã) e Júlio Praxedes (Bairro Bandeirantes). As duas foram radicalmente melhoradas, e receberam piso novo, banheiros, forro em PVC, pátios reconstruídos, enfim, todas as instalações foram humanizadas e ganharam nova estética, arrancando elogios de toda a comunidade escolar pelas condições em que ficaram as repartições.

No final do ano passado, após analisar os números da educação, o Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE/MT), concedeu nota 9,5, uma das mais altas de todo o estado para alegria de professores e profissionais da educação.

A avaliação feita pelo TCE é parte da resolução normativa que aponta indicadores na área de saúde e educação. Agora os resultados das políticas públicas são considerados nas contas anuais de governo, para fins de emissão de alertas e recomendações. Nas contas anuais de gestão são avaliadas, para fins de julgamento dos responsáveis pelas respectivas áreas, as ações executadas para melhoria dos resultados. Essa nova sistemática teve inicio na avaliação dos balancetes de 2008, e para 2009, foram observados os indicadores da educação como reprovação, abandono, atendimento a educação infantil, distorção, idade e série e nota da prova Brasil, com base em dados referentes ao ano de 2007 e 2008.

O município de Nortelândia figura ainda entre as 100 melhores gestões educacionais do Brasil, conforme seleção realizada avaliando os mais de cinco mil municípios Brasileiros, que levaram em conta vários fatores, principalmente os índices educacionais dos órgãos oficiais e os investimentos feitos objetivando dar mais qualidade ao ensino aprendizagem. A entrega do prêmio foi em Junho, em Balneário Camboriú (SC), no 6º Educa Brasil” – Encontro Nacional de Secretários Municipais de Educação, oportunidade em que foi entregue também o Prêmio Palma de Ouro, a Secretária Municipal de Educação, Marlene Júlia Scarpat, pelo desempenho como uma das melhores secretarias municipais de educação do país.

Como forma de valorizar a classe e entendendo a sua importância para construção de homens e mulheres capazes de enfrentar e mudar o país, o prefeito municipal implantou o piso dos professores no valor de R$ 950 reais, motivando a categoria a continuar investindo em si próprio, o que consequentemente implica em avanços no ensino local. As escolas municipais possuem laboratório de informática com instrutores disponíveis no período de aulas para atender os alunos da rede pública municipal no manuseio desta importante ferramenta do mundo moderno.

Foi implantado ainda o Projeto Aplauso para os estudantes, com oficinas de inglês e espanhol, uma novidade neste tipo de projeto em todo o estado. Além de aulas de pinturas em tela e música, com resultados excelentes.

O trabalho de valorização dos profissionais vem sendo levado à risca através de cursos de capacitação constantes, o que para a gestão atual, significa investimento no ser humano enquanto instrumento de transformação da sociedade, principalmente dos jovens que estudam na escola pública.

Ainda na área de educação, o município buscou recursos externos para construção de um moderno campo de futebol socyte com arquibancada coberta e 150 cadeiras, um ginásio poliesportivo que está sendo construído no Bairro Bandeirantes.

Os profissionais da educação têm sido parceiros importantes na cruzada de mudança de comportamento da população, iniciada desde o primeiro dia de gestão, com intervenções precisas objetivando discutir problemas cruciais que assolam a sociedade, bem como na conscientização da importância do papel de cada cidadão no contexto geral, e na construção de uma mentalidade política e social moderna, capaz de colaborar com o desenvolvimento do município.

A meta é continuar investindo na melhoria da educação para que seja possível construir uma sociedade melhor, consciente e comprometida.





Fonte: ASCOM

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118486/visualizar/