Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 16 de Agosto de 2010 às 16:22
Por: Fernanda Loydi

    Imprimir


Nas próximas semanas muitas escolas do Estado podem entrar em greve como forma de protesto contra o impedimento de contratação de professores durante o período eleitoral. "Esta é uma das ações que podem ser utilizadas como mecanismo para pressionar as autoridades que compactuam com esta decisão", apontou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Gilmar Soares.

Segundo Soares faltam professores em todo o Estado, sendo que a região de Sinop responde por 10% do total. O impedimento para substituição de professores licenciados no período eleitoral está amparado no acórdão nº 18.881, do pleno do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE/MT), o que, para o sindicalista, se configura na negação de um direito constitucional.

O presidente afirma que uma possível paralisação conta com o apoio dos estudantes, que apontam queda na qualidade de ensino. "Um dos representantes da Ubes (União Brasileira dos Estudantes Secundaristas) em Mato Grosso se colocou à disposição para somar esforços com a categoria, a fim de resolver o impasse", frisou.

Gilmar lembra ainda que por conta da falta de pessoal diretores e assessores tem, por orientação da Seduc, assumido algumas disciplinas em sala de aula, acumulando funções e prejudicando a qualidade do ensino.

De acordo com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) o TRE não respondeu à programação de contratações enviadas em março. A assessoria do órgão lembrou também que há casos imprevisíveis de licença, como problemas de saúde e óbitos.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/118706/visualizar/