Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 12 de Agosto de 2010 às 11:15

    Imprimir


O Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) participará de uma reunião com o presidente nacional da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Artur Henrique. O encontro ocorrerá na próxima segunda-feira (16), às 14h, na sede do Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB/MT). O objetivo é discutir a participação da sociedade na elaboração das propostas políticas durante o período eleitoral.

Esta é uma das premissas da Plataforma da CUT para as Eleições 2010, cujo lançamento ocorrerá às 19h do mesmo dia, também na sede do SEEB/MT. Segundo o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, a iniciativa é uma forma de garantir a formulação de propostas voltadas aos anseios da sociedade. “Um dos objetivos da Plataforma é reforçar a interferência das entidades representativas dos trabalhadores na formulação das políticas públicas que visem igualdade de oportunidades e condições dignas de trabalho”.

Lançada oficialmente no dia 1º de maio, a Plataforma da CUT para as Eleições 2010 é resultado de um ciclo de debates e reflexões, iniciado em 2005, para a conformação de uma estratégia mais articulada da Central no enfrentamento dos grandes temas nacionais e do seu posicionamento diante da sociedade. Dessa forma, a CUT e suas entidades orgânicas e filiadas têm o compromisso de divulgá-la e de promover seus valores para o maior número possível de pessoas. “A força da organização da categoria é um instrumento capaz de transformar a realidade do nosso País. Um exemplo é a atuação dos sindicatos na década de 90, que contribuíram para a não privatização de grandes estatais brasileiras”, lembrou o presidente do Sintep/MT.

Além disso, a Plataforma servirá permanentemente como instrumento de pressão e cobrança sobre os candidatos e, posteriormente, sobre os eleitos pelo voto popular. Também pode ser utilizada como referência nos debates no local de trabalho, nas assembleias, na elaboração de campanhas salariais. Deve ser carregada nas entrevistas para jornais, rádios, TVs e outros. Ou seja, a Plataforma pode e deve ser usada para suscitar debates e atos em todas as regiões do País, ao longo deste ano.

As propostas contidas no documento são muitas, mas com formulação descomplicada e sem excessos. Elas dialogam entre si, complementam-se e apontam na mesma direção. “É o nosso dever mobilizar a sociedade, os dirigentes sindicais e buscar o diálogo com os candidatos no sentido de que incluam, em suas propostas, aspectos deste documento”, destacou o presidente interino da CUT em Mato Grosso, João Dourado. A Plataforma da CUT para as Eleições 2010 agrupa três eixos: “Valorização do Trabalho”; “Igualdade, distribuição de renda e inclusão social”; e “Estado Democrático com caráter público e participação ativa da sociedade”.

Em cada um deles, estão elencadas propostas que contribuam para um Estado que desempenhe o papel de indutor de um novo modelo e promotor da cidadania, segundo os princípios democráticos, assentado na ampliação e garantias de direitos – especialmente os do trabalho. Isto porque, conforme dados o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil está longe de atingir a igualdade. Embora o País esteja à frente de dois terços dos países do mundo em renda per capta, os 10% mais pobres da população brasileira ficam com apenas 1,1% dos rendimentos do trabalho, enquanto o 1% mais rico detém 12,3% desse montante.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119227/visualizar/