Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 10 de Agosto de 2010 às 18:01

    Imprimir


O Ministério da Saúde contestou na tarde desta terça-feira o novo índice criado pelo Pnud (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), que revela um desempenho mais baixo do Brasil em termos de saúde do que em trabalho e educação. O IVH (Índice de Valores Humanos) foi divulgado hoje.

Segundo o governo, o IVH foi construído "com base em aspectos subjetivos em algumas dimensões". "Padronizá-los de 0 a 1 sem ponderação pode enviesar e distorcer os resultados e dificultar sua interpretação", disse, em nota, o Ministério da Saúde.

O IVH (Índice de Valores Humanos) é composto pelos subíndices de trabalho, saúde e educação e, segundo seus idealizadores, é uma tentativa de levar em conta a importância dos valores humanos para os processos de desenvolvimento.

Em uma escala de zero a 1, sendo 1 o melhor resultado, o Brasil tem um IVH de 0,59. Quando o tema é trabalho, o resultado foi de 0,79. Na educação, o índice ficou em 0,54, e na saúde, em 0,45.

O ministério também questiona a metodologia para o cálculo do índice. Para chegar ao resultado, 2.002 pessoas foram entrevistadas em 24 Estados sobre os serviços ofertados (públicos ou privados). A avaliação considerou o tempo de espera para atendimento médico ou hospitalar, a facilidade ou não de compreensão da linguagem usada pelos profissionais de saúde e o interesse da equipe médica percebido pelo paciente.

"As perguntas escolhidas para o IVH Saúde são reducionistas, dada a complexidade do setor. As questões focam apenas em uma parte da atenção à saúde e não permitem um conhecimento sobre outros aspectos, como a relação entre o profissional de saúde e o indivíduo; a experiência dos profissionais; a solução dada ao indivíduo; o nível de satisfação com a atenção, entre outros valores", afirmou o governo.

  Divulgação  
 




Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/119486/visualizar/