Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 04 de Agosto de 2010 às 11:57

    Imprimir


Mais de 72 milhões de adultos nos Estados Unidos, ou 26,7% do total, são obesos, o que representa um aumento de 1 ponto percentual em dois anos, informou o governo norte-americano na terça-feira (3).

A obesidade se tornou uma "grande ameaça à saúde pública" e está piorando de modo constante, informou o Centro dos Estados Unidos para Prevenção e Controle das Doenças (CDC, na sigla em inglês).

"Precisamos de esforços intensivos e permanentes para combater a obesidade", disse o diretor do CDC, Thomas Frieden, em um comunicado.

"Se não fizermos isso, mais pessoas ficarão doentes e morrerão de doenças relacionadas à obesidade, como ataque cardíaco, derrame, diabetes do tipo 2 e certos tipos de câncer, que são algumas das principais causas de morte.

O CDC examinou dados do sistema de investigação de fatores de risco comportamentais, que analisa 400.000 pessoas e pesquisa altura e peso, entre outros itens.

Numa análise da situação nos Estados norte-americanos, o CDC descobriu que 30% dos adultos em nove Estados estão agora obesos. "Em 2000, nenhum Estado tinha prevalência de obesidade em 30% ou mais dos adultos", disse Frieden a repórteres, em um contato telefônico.

Altura e peso são agora usados para calcular o índice de massa corporal, o meio aceito pela medicina para medir a obesidade.

Um índice de 25 ou mais significa que a pessoa está acima do peso. A obesidade começa com 30. Por exemplo, uma pessoa de 1,80 m de altura que pese 95 kg.

O estudo constatou que em 2009 havia 2,4 milhões de pessoas obesas a mais do que em 2007, uma aumento de 1,1 ponto percentual. E o CDC afirmou que esse número quase certamente está subestimado, já que as pessoas costumam dizer que são mais altas e têm peso menor do que o verdadeiro.

"Estimativas recentes indicam que a obesidade custa ao país anualmente cerca de 147 bilhões de dólares. Em média, pessoas obesas têm custos médicos US$ 1.429 mais elevados do que as de peso normal", diz o relatório.

NEGROS SÃO MAIS AFETADOS

A probabilidade de se tornar obeso é maior entre os negros: 36,8% dos adultos negros dos EUA têm um índice de 30 ou mais. Entre as mulheres negras, o índice é de mais de 41%.

Mais de 30% dos adultos hispânicos estão obesos.

Como em pesquisas anteriores, o Estado do Mississippi tem a população mais obesa e o Colorado, o menor número.

"Se você vai para Denver e arredores de Denver, há pistas para bicicletas, pistas de caminhada, e elas são usadas intensamente, o que indica que o Colorado tem uma cultura que inclui mais atividade física do que outros Estados", disse William Dietz.

O governo federal e os de alguns Estados estão estudando adotar leis que ajudem as pessoas a se exercitarem e comerem alimentos saudáveis.

Nova York e Califórnia estão avaliando taxar refrigerantes para compensar o custo de tratar doenças relacionadas à obesidade. O presidente Barack Obama fez da redução da obesidade uma prioridade de seu governo, indicando sua mulher, Michelle, e secretários do gabinete para ações, em especial contra a obesidade infantil. 





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120230/visualizar/