Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Terça - 03 de Agosto de 2010 às 19:13

    Imprimir


Relevantes estudos sobre a importância da vitamina D no organismo estão em andamento no mundo inteiro. Sabe-se que a principal função da vitamina D é regular a quantidade de cálcio e de fósforo na corrente sanguínea. Mas alguns pesquisadores sugerem que a vitamina D é bastante útil na prevenção de osteoporose, hipertensão, câncer e algumas doenças autoimunes.

Estudo realizado há dois anos e divulgado no The American Journal of Clinical Nutrition revela que metade da população de adultos e crianças norte-americanas não tem níveis ideais de vitamina D no organismo. Nem por isso as pessoas devem recorrer a suplementos por conta própria.

“A dose diária de vitamina D recomendada internacionalmente é de 800 UI até 1.600 UI. Qualquer pessoa pode aumentar a quantidade de vitamina D de seu organismo adotando uma alimentação rica em peixes, como salmão e sardinha, bem como iogurte desnatado, leite e derivados. A exposição diária ao sol também promove a ativação da vitamina D em um composto biologicamente ativo”, diz a doutora Maria Cecília Anauate, reumatologista do Hospital Santa Paula (SP).

Nos Estados Unidos tem havido um aumento relevante nos testes que identificam a quantidade de vitamina D que as pessoas têm no organismo. De acordo com a reumatologista, pessoas que apresentam um quadro de osteoporose devem fazer a dosagem da vitamina D como rotina do tratamento e para diagnóstico de causas primárias de perda de massa óssea. “A suplementação com vitamina D é indicada em casos de deficiência evidente, principalmente em obesos, pessoas com mais de 60 anos e que tenham ossos fracos, já que ela auxilia na absorção de cálcio pelo organismo”.


Fonte: Dra. Maria Cecília Anauate, médica reumatologista do Hospital Santa Paula (SP) –
www.santapaula.com.br






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120318/visualizar/