Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 29 de Julho de 2010 às 13:37

    Imprimir


Uma parceria firmada entre o Campus Cuiabá do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso (IFMT) e a Secretaria Municipal de Assistência Social de Várzea Grande tem oportunizado alunos do Programa de Jovens e Adultos (Projovem), a aperfeiçoarem seus conhecimentos na área de eletroeletrônica, com aulas práticas realizadas nos laboratórios do campus.

A parceria foi firmada neste ano e mais de 300 alunos do Programa estão tendo a oportunidade de experimentarem na prática, o que está sendo ensinado em sala de aula. Este projeto envolve as Escolas Municipais de Educação Básica Lenine Campos Póvoas, Oscar Ribeiro, Nair de Oliveira, Waldemiro Bertúlio, Salvelina Ferreira e Maria das Graças, todas de Várzea Grande.

O projeto tem por objetivo ampliar conhecimentos sobre instalações elétricas (residencial, comercial, industrial e rural) e também despertar os alunos para a importância da energia elétrica no cotidiano e hábitos de uso racional da energia, visando a eficiência energética e redução no consumo.

Os alunos estão aprendendo sobre instalação urbana e rural, rede de transmissão, máquinas elétricas, eficiência energética, telecomunicações e eletrônica. As aulas práticas são ministradas pelos professores do Campus Cuiabá Aline Tosa, Palmiro Rodrigues,  Walterlei Araújo e professor doutor Joaquim Barboza, o qual está responsável pela coordenação. As aulas e visitas técnicas estão acontecendo aos sábados e já foram realizados dois encontros. “Esta parceria vem cumprir um grande papel social que o IFMT tem que é de difundir o conhecimento nas áreas específicas, promover o intercâmbio cultura e educacional com outras instituições de ensino e qualificar profissionais para o mercado de trabalho, dando retorno à sociedade na qual está inserida”, garante Joaquim.

Um fator interessante deste convênio é a possibilidade de agregar os alunos do Projovem ao programa Proeja FIC, que é realizado na Instituição. A certificação das aulas será feita pelo IFMT/ DREC.

PROJOVEM

É um programa desenvolvido entre o Governo Federal e Governo do Estado, por meio do Instituto de Desenvolvimento do Trabalho (IDT), com o apoio das prefeituras municipais, com a finalidade de elevar o grau de escolaridade e qualificar profissionalmente jovens entre 18 e 29 anos, com 18 meses de duração.

Eles ainda contam com um auxílio financeiro de R$ 100,00 por mês durante o período do projeto.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/120944/visualizar/