Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 22 de Julho de 2010 às 20:40

    Imprimir


O material para subsidiar as discussões acerca da Gestão Democrática será encaminhado às escolas da rede pública de todo o Estado até a próxima semana. Esse foi o apontamento feito pela Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (Seduc/MT), durante a reunião da comissão organizadora da Conferência Estadual de Gestão Democrática (Congede). O encontro ocorreu na tarde desta quarta-feira (21), na sede do órgão.

A comunidade escolar receberá um histórico sobre a íntegra da Lei 7.040, que instituiu a Gestão Democrática em Mato Grosso; um histórico sobre o processo de implementação da legislação; além da interpretação dos gráficos sobre as respostas de estudantes, pais, professores e funcionários de escola a um questionário encaminhado pela Seduc em 2009.

As assessorias pedagógicas dos municípios serão responsáveis pela organização dos encontros. Essa foi uma das reivindicações do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT). “O debate deve ter a participação de todos os segmentos antes da etapa estadual”, ressaltou a secretária-geral da entidade, Vânia Miranda.

A comissão organizadora também fez outras modificações com relação ao evento. A data foi alterada dos dias 17 e 18 de agosto para os dias 30 e 31 de agosto. A decisão foi motivada pelo pouco tempo que a comunidade escolar teria para discutir o assunto antes de participarem da Congede. "As escolas da rede pública estão em período de férias, o que dificulta a socialização das informações entre pais, alunos, professores e funcionários, e esse momento de discussão é fundamental", ressaltou a vice-presidente do Sintep/MT, Jocilene Barboza. Com o retorno das aulas previsto para o dia 31 de julho, os participantes terão um mês para fomentar o debate.

Além disso, a entidade reafirmou a alteração feita no Regimento Interno da Conferência. "Atentamos para a retirada da afirmação "promover mudanças na Lei 7.040" do trecho que fala sobre o objetivo do evento, pois entendemos que as contribuições servirão para analisar como as práticas de gestão democrática vêm sendo desenvolvidas nas escolas. Por isso, o regimento interno não pode conter uma indicação como esta. As conclusões serão resultados dos debates e passarão pela aprovação da plenária", frisou a sindicalista.

Eleição de delegados - A preocupação do Sintep/MT com relação à eleição dos delegados para participarem da Congede permanece. Sem a realização das etapas regionais, o processo de seleção corre o risco de ser prejudicado. "Os critérios têm que ser pensados com uma atenção especial para que a escolha ocorra dentro de um processo democrático e, portanto, coerente com a proposta do evento, que é congregar todos os segmentos de todos os polos regionais", salientou Vânia Miranda.

A secretária de Formação Sindical do Sintep/MT, Marli Keller, também participou da reunião.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/121801/visualizar/