Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 19 de Julho de 2010 às 14:04

    Imprimir


Você sabia que doenças cardiovasculares, diabetes, pneumonia, entre outras podem ser prevenidas com cuidados básicos de higiene bucal? Manter os dentes sadios é uma das principais maneiras de se evitar problemas de saúde graves e até irreversíveis como o AVC (Acidente Vascular Cerebral). 

A proliferação de bactérias bucais causam a periodontite, doença que compromete os tecidos ao redor da raiz dos dentes, causando inflamações e alterações ósseas, levando inclusive a perda dos dentes. Além disso, a doença periodontal age no organismo de forma silenciosa e é um dos principais agravantes no desenvolvimento de sérios problemas de saúde. 

Dr. Mauricio Querido, especialista e mestre em implantes, explica que a proliferação de bactérias na boca são as responsáveis por baixar a imunidade e desfavorecer o controle dos níveis de glicemia, causando diabetes e pneumonia, além disso, as toxinas da doença periodontal, agem diretamente nas paredes dos vasos sanguíneos alterando o metabolismo das gorduras no sangue, o que facilita a ocorrência de trombose vascular, percussora de problemas cardiovasculares.

Segundo o IBGE, Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, apenas 6% dos brasileiros vão ao dentista regularmente, o que aumenta a incidência de problemas de saúde que podem iniciar-se pela boca.

Uso de fio dental e escovação após as refeições, evitam o acúmulo de placas bacterianas e previne a doença periodontal, uma das portas para diversos problemas de saúde. Atitudes simples, como visitas regulares ao dentista, proporcionam vida longa.

Sobre o Dr. Mauricio Querido

Com 17 anos de experiência na área odontológica, Dr. Mauricio Querido especializado em Histologia e Biologia Molecular pela Escola Paulista de Medicina; Mestre e especialista em Implantodontia pela Universidade de Santo Amaro,é fundador da Clinica MQ, uma das 100 primeiras clinicas do Brasil a participar de projetos filantrópicos como “Dentista Verde” (visa à preservação do meio ambiente), e o “Adote um Sorriso” da ABRINQ. Coordena o curso de especialização da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas), na área de implantodontia. Foi o coordenador científico do 7º Congresso Internacional de Osseointegração em 2010. É membro do Colégio Brasileiro Buco Maxilo, e membro da Academia Brasileira e da Americana de Osseointegração. Autor de alguns livros da área.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122358/visualizar/