Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 14 de Julho de 2010 às 16:56

    Imprimir


Autoridades de saúde dos Estados Unidos disseram que a droga para diabetes Avandia, do laboratório GlaxoSmithKline, deve ser autorizada a permanecer no mercado. A informação aliviou uma ameaça de litígio, que poderia ser seguida pela proibição definitiva do remédio.

O painel de 33 especialistas convocados pelo FDA (órgão que fiscaliza alimentos e medicamentos nos EUA similar à Anvisa) contabilizou 20 votos a favor de várias opções que permitem que o Avandia permaneça no mercado, apesar das preocupações sobre riscos associados ao coração.

Apenas 12 membros votaram para o FDA retirar a pílula. Houve uma abstenção.

A agência vai tomar a decisão final nos próximos meses, mas geralmente segue os conselhos dos seus consultores.

As vendas do Avandia nos EUA correspondiam a apenas 1,5% da receita de 2009 da Glaxo, mas os investidores temiam que a companhia pudesse enfrentar mais ações judiciais, caso a droga fosse retirada do mercado.

O painel de consultores ouviu dois dias de conflito de opiniões dentro e fora do FDA, e revisou centenas de páginas de dados, antes de chegar à decisão.

O debate sobre a segurança do Avandia se desencadeou desde que foram colocados avisos sobre a droga, em 2007, dizendo que algumas pesquisas relacionaram a droga a um maior risco de ataque cardíaco, porém os dados foram inconclusivos.





Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/122996/visualizar/