Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 05 de Julho de 2010 às 13:43
Por: Thais Tomie

    Imprimir


A educação no Estado de Mato Grosso, em relação ao nível médio, mais uma vez não apontou crescimento algum. Os números do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb 2009) divulgados pelo Ministério da Educação (MEC), nesta segunda-feira (5), apontam que Mato Grosso está abaixo da média nacional em relação ao Ensino Médio.

Mato Grosso obteve um resultado negativo em relação às metas estipuladas para 2009. Enquanto a média brasileira é de 3,6, os estudantes mato-grossenses atingiram a nota de 3,2, sequer chegando aos números nacionais.

Em 2005, primeira vez que o Ideb publicou os dados referentes à educação nacional, a média do Estado foi de 3,1 - 0,3 ponto abaixo da média nacional. Já no ano de 2007, a expectativa nacional era que o ensino médio brasileiro alcançasse os 3,4 pontos. No âmbito nacional, o resultado chegou aos 3,5. Porém Mato Grosso mais uma vez não atingiu sequer a meta e o resultado nacional. Na época, o ensino médio mato-grossense figurou com 3,2 pontos.

A expectativa do governo federal para o país em 2021 é que o ensino médio chegue a 5,2. Os números divulgados pelo Ideb são atualizados a cada dois anos.

Ainda sobre o resultado de 2009, a maior nota foi a do estado do Paraná, que superou a média nacional, de 3,7 pontos, e alcançou os 4,2 para o ensino médio.

Para elaboração dos dados, o Ideb leva em conta o rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e as médias de desempenho na Prova Brasil, que é um exame complementar que compõe o Sistema de Avaliação da Educação Básica.

Ensino Fundamental

Já para nível fundamental, o Estado registrou uma melhora conforme o divulgado pelo Ideb 2009. Mato Grosso alcançou a meta estabelecida para o ano. Para os anos iniciais, da 1ª à 4ª (1º ao 5º ano) série, a média de Mato Grosso foi de 4,9. Já para os anos finais do ensino fundamental, que equivale à 5ª à 8ª série, o Estado atingiu a média de 4,3.

Secretaria do Estado de Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc-MT) tratará nesta segunda-feira (5/07), às 14 horas, em entrevista coletiva à imprensa, dos resultados estaduais do Índice de Desenvolvimentos da Educação Básica (Ideb).

A secretária de Educação, Rosa Neide Sandes de Almeida, acompanhada da secretária adjunta de Políticas Educacionais e superintendentes de áreas (Formação, Educação Básica e Gestão Escolar) falarão sobre os indicadores apontados no Estado.

Ideb

O Ideb foi criado em 2007 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) dentro do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE). O Ideb busca reunir em um só indicador os conceitos de fluxo escolar e de médias de desempenho nas avaliações que medem a qualidade da educação numa escala que vai de zero a dez.

O objetivo do MEC é traçar metas de desempenho, em cada dois anos, para as escolas de ensino básico do país até 2022. Os primeiros dados foram levantados em 2005. A média nacional do Ideb nesse ano para os anos iniciais do ensino fundamental foi de 3,8. No mesmo ano ainda, mas em relação aos anos finais do ensino fundamental, o Ideb confirmou 3,5 pontos, e para o ensino médio 3,4.

Em 2007, os anos iniciais do ensino fundamental confirmaram 4,2 pontos, os anos finais do ensino fundamental marcaram 3,8, e o ensino médio 3,5.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/124475/visualizar/