A primeira prova da segunda fase do vestibular da Unesp, aplicada neste domingo, registrou 8,7% de abstenção. Do total de 2.851 candidatos convocados para a segunda fase, 247 não compareceram aos locais da prova.

O teste deste domingo teve 24 questões dissertativas --12 de ciências da natureza e matemática e 12 de ciências humanas.

As provas estão disponíveis no site da Fundação Vunesp:
Veja prova de Prova de conhecimentos específicos - ciências humanas
Veja prova de conhecimentos específicos - ciências da natureza e matemática

Em nota publicada no site da Vunesp, a Diretoria Acadêmica da fundação, lamentou a falha na impressão da questão 4 de ciências humanas, "que inviabilizou a avaliação da segunda parte da questão, onde era solicitado que se "analisasse a atual condição da floresta (tipos de extrativismo, práticas agrícolas, políticas de conservação"".

A Vunesp afirma ter solicitado que os alunos fossem informados do problema e que só será avaliada a primeira parte da questão.

Na segunda-feira (5), a prova será composta de 12 questões --também dissertativas-- de linguagens e códigos, além de uma redação.

Neste processo seletivo do meio do ano, a Unesp oferece 550 vagas em 13 opções de cursos. O resultado final será divulgado no dia 21 de julho.