Repórter News - www.reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 01 de Julho de 2010 às 20:24
Por: Rubens de Souza

    Imprimir


De uma hora para outra, o candidato a governador Mauro Mendes, do PSB, partiu de um problema sério que enfrentaria na sua campanha para a possibilidade de constituir, de fato, um “multi-palanque” com presidenciáveis em Mato Grosso. Ele poderá envergar a bandeira de Dilma Rousseff, do PT; de José Serra, do PSDB; e de Marina Silva, do PV. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  suspendeu a decisão que proibia o uso de imagem e voz dos presidenciáveis em programas eleitorais de partidos que tenham alianças diferentes nas disputas regionais.

Na sessão da última terça-feira, os ministros decidiram, por maioria dos votos, responder negativamente à consulta feita pelo PPS, que questionava a possibilidade de os presidenciáveis aparecerem nas campanhas de outros partidos nos estados. Em Mato Grosso, o PPS chegou a exigir a garantia de espaço no palanque para José Serra, sob pena de promover intervenção do Diretório Nacional.

Pela decisão anterior do TSE, o palanque de Mendes estaria completamente “esvaziado” do ponto de vista da vinculação com a eleição presidencial. Os partidos ficariam proibidos de usar imagens ou depoimentos dos presidenciáveis caso estivessem coligados com siglas adversárias no plano nacional. 

“Precisamos fazer uma segunda reflexão sobre essa matéria oportunamente no mês de agosto” - disse o presidente do TSE, ministro Evandro Lewandowski, de acordo com a Agência Brasil. O presidente do TSE afirmou que a matéria voltará a ser discutida na primeira sessão após o recesso forense, que termina em 2 de agosto. A propaganda no rádio e na televisão começa em 17 de agosto.

A medida, porém, desagrada a campanha do PMDB de Silval Barbosa, que via na exclusividade de ter Dilma apenas no seu palanque. Especialmente agora com o PT rachado entre a ala do deputado federal Carlos Abicalil, que vai disputar uma vaga ao Senado, e da senadora Serys, vitimizada pelo parlamentar em uma prévia até hoje sob suspeita.  






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125020/visualizar/