Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quinta - 01 de Julho de 2010 às 10:25

    Imprimir


De 8 a 10 de julho, a população de Salvador poderá fazer um tour pelo interior de um pulmão gigante. O inflável de 190 m2 reproduz em detalhes o pulmão humano e chega a capital baiana depois de ter passado por São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília. O tour passará ainda nas cidades de Recife, Curitiba e Porto Alegre.

Para a dra. Eliana Dias Matos, presidente da Sociedade de Pneumologia da Bahia, o evento é importantíssimo para a população. “Além de conhecer melhor a atividade do pneumologista, os visitantes poderão se informar sobre as principais doenças respiratórias”.

Para isso, a Sociedade está intensificando a divulgação em instituições da área de saúde e também nas escolas municipais e estaduais da região. Apesar de julho ser o período de férias escolares, espera-se um bom público para a exposição.

“No primeiro dia, no período da manhã, teremos também a presença de um grupo do Serviço de Pneumologia do Hospital das Clínicas da UFBa prestando serviços aos visitantes, como a realização de espirometria (avaliação da função pulmonar)”, adianta dra. Eliana.

Durante o passeio pelo pulmão, após entrar pela grande traqueia, o público visitante poderá conhecer todas as particularidades do órgão, assim como os principais problemas que o atingem, todos eles da alçada do médico pneumologista.

A instalação faz parte do projeto Ano do Pulmão 2010, com a iniciativa da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT). Trata-se de uma ação conjunta de sociedades médicas de doenças respiratórias de diversos países.

Na Bahia, para ter uma ideia, a dra. Eliana revela que a asma e a tuberculose são as doenças respiratórias mais prevalentes. “A asma pode atingir cerca de 10 a 20% da população; já a tuberculose contabiliza, na Bahia, 39 casos novos em cada grupo de 100 mil habitantes por ano, sendo que Salvador apresenta elevada incidência (74 casos/100.000 habitantes por ano)”.

O Tour pelo Pulmão

São sete compartimentos com cartazes e monitores dentro do pulmão gigante. Os visitantes assistirão a vídeos e receberão informações sobre tuberculose, asma, DPOC, câncer, tabagismo e pneumonia, doenças simbolizadas em cada parte do inflável. Seus compartimentos são interligados, produzidos em material translúcido e de ventilação natural.

Um desses cuidados está relacionado ao tabagismo e suas conseqüências. Ele é a principal causa de doenças crônicas pulmonares já que 50% das pessoas que fumam terão algum problema pulmonar.

“Queremos oferecer à população informações sobre as características de todos estes males que atingem a saúde respiratória, abordando os principais fatores de risco, prevenção, detecção e a importância do início precoce do tratamento, qualquer que seja a patologia, de maneira lúdica, de modo a chamar a atenção e conscientizar desde as crianças até os mais experientes”, afirma a dra. Jussara Fiterman, presidente da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia. 

De acordo com a médica, “lá os visitantes terão informações sobre a relação do tabagismo, tanto ativo como passivo, com as principais doenças respiratórias, e especialmente com o câncer de pulmão”.

Aqueles que desejam abandonar o cigarro e/ou auxiliar amigos e familiares nesta dura batalha, receberão dicas e outras informações importantes para a cessação do tabaco.

Visitas

As visitações ao Pulmão Gigante, em Salvador, serão gratuitas. Serão visitas monitoradas por médicos pneumologistas e os visitantes serão divididos em grupos para entrar no pulmão. Os especialistas também comentarão os vídeos em seu interior e também as particularidades de cada uma das sete sessões.

Após entrar pela traqueia, o visitante passará pelas salas da tuberculose, asma, DPOC e doença intersticial. Ao atravessar um túnel de acesso, o visitante chega ao segundo pulmão, no qual receberá informações nas salas de câncer, pneumonia e tabagismo.

Exposição Pulmão Gigante

Data: de 8 a 10 de julho

Local: SESC Piatã

Endereço: Av. Otávio Mangabeiras, S/Nº, Salvador, BA

Informações: 0800 61 62 18

Entrada Gratuita






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125115/visualizar/