Publicidade
Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Segunda - 28 de Junho de 2010 às 17:10

    Imprimir


A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande SMS/VG iniciou no último dia 24 o “2º Movimento de Prevenção do Câncer de Colo de Útero e Mama”. De acordo com o secretário de saúde do município, Renato Tetilla, a ação tem como objetivo atingir um grande número de mulheres, principalmente na faixa etária de 25 a 59 anos, para coleta do preventivo do Câncer de Colo de Útero (CCO) e exame de mamografia. A ação começou dia 24 de junho e vai até o dia 24 de setembro em todas as unidades de saúde da cidade.

“O exame é muito simples e está disponível em todas as unidades de saúde, mas infelizmente não está incorporado à nossa cultura, às vezes as mulheres não têm o hábito de ir ao ginecologista com frequência. Mas através deste movimento esperamos alcançar um número grande de mulheres”, diz Tetilla.

Confira as unidades de saúde disponíveis

CIM Centro Integrado da Mulher
Policlínica do Cristo Rei
Policlínica do Parque do Lago
Policlínica Marajoara
Policlínica do Moacir Delannes
Policlínica 24 de dezembro
PSF da Manga
PSF Jardim União
PSF Unipark
PSF São Mateus
PSF Vila Arthur
PSF Manaíra
Centro de Saúde Água Limpa
Centro de saúde Nossa Senhora da Guia
Centro de Saúde do Souza Lima
Centro de Saúde Capão Grande
Centro de saúde Água Vermelha
Centro de saúde Jardim Imperial

Câncer de colo de útero

O câncer de mama configura-se como a primeira causa de morte por neoplasia entre mulheres, e o câncer de colo de útero a segunda causa: existe evidência comprovada de que a mamografia deve ser indicada para mulheres acima de 40 anos por representar maior especialidade diagnóstica devido as mudanças hormonais que acompanham o período do climatério. Sabe-se ainda que a redução da mortalidade é maior na faixa etária acima de 50 anos.

A ciência também evidencia claramente a necessidade de exames de colpocitologia Oncólica (CCO) a partir do 3º ano após o início da vida sexual, tornando-se necessária anualmente ou de dois em dois anos até os 30 anos.

Em mulheres maiores de 30 anos e com fatores de risco associável (histórico familiar de CA e DST`s/AIDS) recomenda-se controle de citologia oncólica anualmente.





Fonte: TVCA

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125567/visualizar/