Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 28 de Junho de 2010 às 14:50

    Imprimir


Cerca de 170 pessoas participaram do Conselho de Representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), nos dias 26 e 27 de junho. O encontro ocorreu na sede da entidade, em Cuiabá, e tratou de assuntos como campanha salarial pelo piso de R$ 1.312,00 na rede estadual; destinação de 25% do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) para a Educação; adequação do piso salarial e dos planos de carreira nas redes municipais, dentre outros.

Segundo o presidente do Sintep/MT, Gilmar Soares Ferreira, os trabalhadores da educação buscam a aplicação dos recursos essenciais na Educação. “Precisamos avançar em questões essenciais, como a implementação de parte do IRRF na pasta, além da adequação do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) nos municípios”. Para isso, acrescentou ele, a realização do estudo das receitas e despesas é fundamental. “A luta é constante e as quatro décadas e meia de existência do Sintep/MT demonstram que só com mobilização e organização da categoria é possível progredir nas conquistas”.

Uma audiência com a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), nesta quarta-feira (30), pretende avançar na discussão com o governo do Estado para aplicação de parte do IRRF em Educação. “Depois de vários pedidos de audiência, protocolizados tanto ao governador, Silval Barbosa, quanto à secretária de Estado de Educação, Rosa Neide Sandes, vamos cobrar o compromisso assumido pela Seduc de intermediar esse encontro”, explicou a secretária geral do Sintep/MT, Vânia Miranda.

Para o diretor do polo regional Nortão III, Antônio Cândido, o processo educacional nas redes municipais é mais fragmentado. “Em função das dificuldades nas negociações, as demandas são maiores e exigem maior mobilização”, avaliou. Ele também frisou a importância do período eleitoral que se aproxima. “É um cenário que exige atenção especial da sociedade, em especial da classe trabalhadora”.

Análise de conjuntura - Nesse contexto, o presidente do Sintep/MT participou, juntamente com o presidente interino da Central Única dos Trabalhadores de Mato Grosso (CUT/MT), João Luiz Dourado, de uma mesa sobre análise de conjuntura com o tema “Plataforma de Desenvolvimento da CUT para as Eleições 2010”. Gilmar Soares enfatizou os conceitos sobre noção de Estado e noção de desenvolvimento. “São termos que estão justapostos na História do Brasil, em que cada governo tem seu modelo de Estado e, por consequência, seu modelo de desenvolvimento”, explicou.

O sindicalista destacou ainda a importância do educador nos contextos político e social, por meio de uma citação de Paulo Freire. “O papel do educador é tirar o véu que encobre a realidade”. De acordo com o presidente da CUT/MT, a Plataforma de Desenvolvimento da CUT para as Eleições 2010 contribui para este objetivo. “Os três eixos do documento prevêem igualdade, distribuição de renda e inclusão social; valorização do trabalho; e democratização do Estado com caráter público e participação ativa da sociedade. Nesse sentido, é um importante instrumento da classe trabalhadora e dos cidadãos de uma forma geral na conquista dos seus direitos”, afirmou João Luiz Dourado.

Pela primeira vez no Conselho de Representantes, o professor Nicolau Pinheiro da Rocha, de Vila Rica, a 1.276 km de Cuiabá, ressaltou a importância do encontro. “A partir dele, é possível reunir estratégias, resultantes dos debates destes dois dias, para que os trabalhadores da educação do interior do Estado estejam alinhados às lutas sindicais”. A organização da categoria, segundo ele, é um passo necessário nesse sentido. “É preciso conscientizar os profissionais da educação de que o Sindicato somos todos nós”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/125590/visualizar/