Repórter News - www.reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 10:03
Por: Steffanie Schmidt

    Imprimir


Cerca de 730 candidatos que se inscreveram para o vestibular unificado da Universidade Aberta do Brasil (UAB), em 4 pólos de Mato Grosso, terão de optar por outros cursos ou aguardar até o próximo concurso, a ser realizado dentro de 6 meses. A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes), do Governo Federal, suspendeu a realização das provas no Estado, programada para os dias 04 e 05 de julho.

Ao todo, foram 6 cursos afetados em 4 cidades: Bacharelado em Administração Pública, do pólo de Cáceres; Licenciaturas em Física e em Biologia, do pólo de Jauru; Licenciaturas em Física e Biologia, do pólo de Sorriso e Licenciatura em Física, do pólo de Nova Xavantina.

O relatório do Ministério da Educação (MEC) apontou deficiências estruturais nessas localidades como falta de laboratórios específicos e falta de espaço físico para ministrar os cursos. "Creio que é a melhor forma de resolver o problema. Como ofertar um curso de física sem o laboratório?", indagou o coordenador da UAB/Unemat, professor Dr. Valdir Silva.

A Unemat é responsável pela aplicação das provas e pela gestão dos recursos financeiros para pagamento dos professores e das diárias, já que se trata de cursos ministrados à distância.

À exceção do pólo de Cáceres, onde a responsabilidade é da Secretaria Estadual de Educação (Seduc), nos demais pólos, as prefeituras são as responsáveis pela estruturação física dos cursos. "Todos já se comprometeram em se adequar dentro de 6 meses", afirmou Silva.

O projeto UAB é um sistema integrado por universidades públicas que oferece cursos de nível superior para camadas da população que têm dificuldade de acesso a essa formação. A preferência é para professores da educação básica. As localidades com baixos índices de desenvolvimento humano e de desenvolvimento da Educação Básica (IDH e Ideb) são as escolhidas para abrigar os cursos.

Os candidatos que optaram por algum curso suspenso poderão escolher um novo, na modalidade regular ou à distância, ainda nesse vestibular. Para isso, deverão preencher requerimento, que está disponível no endereço www.unemat.br/ead, e protocolar em um dos Pólos de Apoio Presencial da UAB/Unemat, ou ainda, no próprio estabelecimento que estiver realizando a prova, nos dias 04 e 05 de julho.

Para os que não desejarem a troca de curso, o preenchimento do requerimento servirá para a utilização do valor da taxa de inscrição em futuro Concurso Vestibular da Unemat.

No pólo de Jauru será ofertado apenas o curso de Administração Pública com 75 vagas. Já o de Alto Araguaia aumentou o número de vagas ofertadas nas duas licenciaturas que passaram a ter 29 vagas para o curso de Biologia e 30 vagas para Física.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126299/visualizar/