Repórter News - www.reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 23 de Junho de 2010 às 01:52

    Imprimir


Getty Images
Presença paterna é processo importante durante a gravidez
Presença paterna é processo importante durante a gravidez

A presença do pai é fundamental até mesmo durante a gestação, segundo uma pesquisa da Universidade do Sul da Flórida, dos Estados Unidos. Pode ajudar a reduzir o risco de morte durante o primeiro ano de vida do filho.

Os cientistas examinaram os registros de todos os nascimentos na Flórida de 1998 a 2005 (mais de 1,39 milhão de nascidos vivos). A participação do homem foi definida pela presença de seu nome na certidão de nascimento. Apesar de essa medida não avaliar qual o nível de envolvimento dele ao longo da gravidez, estudos anteriores indicam que o fato torna mais provável alguma forma de acompanhamento antes de a mãe dar à luz.

Bebês com pais ausentes tiveram quase quatro vezes mais chances de morrer no primeiro ano do que os com pais ativos. Também apresentaram maior probabilidade de nascerem abaixo do peso e do tamanho, e prematuros.

Parceiros participativos poderiam diminuir o estresse emocional das gestantes, como disse a autora da pesquisa, Amina Alio, ao jornal Daily Mail. As mulheres sem companhia e que esperam filhos ficam mais suscetíveis a doenças (como anemia, pressão arterial elevada e eclâmpsia), a fumar na gravidez e a realizar pré-natal inadequado. A publicação Journal of Community Health divulgou as descobertas.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://www.reporternews.com.br/noticia/126350/visualizar/